sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Carta de despedida do sacerdócio do padre Eduardo Braga

O padre Eduardo Braga atuou em Rio Bonito por cerca de 10 anos.
Curitiba, Fevereiro de 2018
“Como irei retribuir ao Senhor por tudo aquilo que Ele me fez?” (Salmo 115) 
Amados irmãos e irmãs em Cristo, Ex-paroquianos e Amigos que a vida me deu,
Graça e Paz!

Há 14 anos, quando me entreguei ao Senhor em uma pequenina Igreja em Roma, esta foi a Palavra escolhida para o meu diaconato. E como não continuar agradecendo? Um menino que veio de uma família não-católica de São Gonçalo ter experimentado tanta plenitude e abundância da vida humana e da comunhão com Deus por meio do Seu Espírito...Como não agradecer? Como não continuar agradecendo?

Amados, recebi de Deus, pais perfeitos e irmão exemplar! Estive no Seminário de Niterói e do Rio de Janeiro, referências naquele tempo para o Brasil. Estudei em Roma, onde vivi muito perto de João Paulo II. Conheci pessoalmente o Cardeal Ratzinger, com o qual tive uma audiência vinte dias antes de ser tornar Bento XVI. Por causa do processo de Elena Guerra (Deus me usou para que ela fosse redescoberta na Igreja) falei com o Papa Francisco. Quantas graças!
Tive ainda inúmeras e imerecidas bênçãos! Celebrei nos lugares mais santos da História do Cristianismo! Visitei e peregrinei aos Santuários Marianos. Fiz o caminho de Santiago! Meu retiro de ordenação diaconal foi em Ars, onde voltei peregrino numerosas vezes. Levei dezenas de grupos aos lugares santos! Conheci praticamente todos os fundadores das Novas Comunidades da Europa. Preguei em quatro continentes. Preguei em quase quarenta retiros para sacerdotes e seminaristas no Brasil e na América Latina. Conclui e entreguei o processo de canonização da Beata Elena Guerra, traduzindo dez de suas obras. Escrevi mais de dez livros e inúmeros artigos. Dei aula mais de dez anos para os seminaristas em Niterói, fui diretor espiritual do Seminário e confessor do Carmelo em Tanguá. Tive a graça de receber dezenas de seminaristas, acolher na minha casa a muitos que deixaram o seminário e a vida religiosa. Incentivei e acompanhei dezenas de jovens ao seminário e a conventos. Ajudei a RCC em tantas instâncias. 

olaborei com as Novas Comunidades. Juntamente com outros irmãos, fundamos a Fraternidade Sacerdotal do Cenáculo, hoje chamada de Obra do Cenáculo, e ainda que nunca tenha sido aprovada pela Igreja, tem seus frutos. E Deus sabe! Cheguei a exercer 11 funções que me foram confiadas pela Igreja. Participei do Conselho Presbiteral por dois mandatos, fui Vigário Episcopal e nomeado para o Colégio dos Consultores. Tive a graça de ter tido treze vigários, todos praticamente recém-ordenados. Preparei a ordenação e a primeira missa de tantos. Cuidar dos padres idosos e doentes também foi uma graça! E o que dizer das missões no Marajó? Como irei retribuir ao Senhor Deus?

Após uma passagem de um mês em Iguaba e quinze dias em Venda das Pedras, fui mandado para a Praça Cruzeiro! Ambos tínhamos um ano! Foi um casamento perfeito! Quantas capelas e comunidades que construímos juntos! Minha gratidão à Márcio e Jorginho! E nas pessoas de S. Josélio e S. Hermínio, Ana e Expedito, Tião do Doce e Jânio; eu agradeço a todo aquele povo santo que me ensinou a ser padre! Ali ficou o melhor de mim!!!

Que desafio ter estado à frente da Paróquia do Centro de Rio Bonito! Agradeço a Dom Alano, que como um pai muito presente, me ajudou a superar toda adversidade que passei nos primeiros meses! Não consigo enumerar tudo que vivemos e construímos juntos na Igreja e neste município abençoado! Obras corporais e espirituais! Construções humanas e divinas! Avivamento! Fomos palco de eventos arquidiocesanos e até nacionais. Quantos foram a Rio Bonito! E como Rio Bonito foi ao Brasil e ao mundo! Lembram quando o Papa Francisco disse nosso nome naquela audiência na Praça São Pedro? E o Núncio Apostólico? O Cardeal Dom Orani! Dom Azcona celebrando no Monte! Dezenas e dezenas de sacerdotes e missionários! Nosso Núcleo Social e os tapetes solidários! O Curados para Amar tão incompreendido dentro e fora da Paróquia... Tudo valeu a pena!
Como irei retribuir ao Senhor?
Quando fiz dez anos de padre pedi ao bispo um ano sabático. Com aquele evento da estafa que tive há seis anos, entendi que estava sofrendo a famosa síndrome de Burnout, caracterizada por um esgotamento físico e mental. O ADI em Belo Horizonte me ensinou que o limite era meu amigo. Recomeçamos a caminhada, e fui até onde pude, até onde minha humanidade permitiu. Agradeço muito a Dom José por tudo que fez por mim.

Antes mesmo de entregar a função de vigário episcopal comecei a pensar e repensar muitas coisas. Fui tomado por uma desmotivação muito grande. Comecei a pensar na Igreja que o Papa Francisco sonha. Concomitantemente comecei um processo pessoal de autoconhecimento, já que sempre havia desleixado a minha humanidade. Percebi a necessidade do autocuidado, a necessidade de uma sã individualidade, de uma vida mais 'normal'. Pensei até que estava começando a fazer antecipadamente a passagem do meio, ou seja, a famosa crise dos quarenta. Mais uma vez, a terapia do ADI me ajudou muito. 

Ao lado de tudo isso, veio uma real necessidade de estar mais próximo da minha família. Vieram depois muitos conflitos interiores e situações exteriores também. Foi uma época de bastante desgaste emocional ainda que eu não tenha dado a perceber. Somou-se a tudo isso outros vários fatores. Como entendo os padres que se suicidaram! Nunca, porém, deixei minha intimidade com Deus e minhas tarefas. Não passei pela crise de fé nem a crise com a instituição. Amor e Amar nunca foram problemas para mim!

Após meu segundo pedido, Dom José me concedeu o Ano Sabático antes que eu viesse a assumir qualquer outro trabalho pastoral, embora dentro de mim já não me via mais em nenhuma paróquia. Os motivos são muitos. Por ter sido antecipada, por apenas dez dias, a minha saída da Paróquia me trouxe pessoalmente certo desconforto por tanta imaginação e pressuposto. Por tantos meios, chegaram a mim tantas inverdades e absurdos. Foi uma surpresa e, ao mesmo tempo, a quebra do resto da ingenuidade que ainda possuía. Como recebi do Espírito Santo o dom de esquecer os pecados após as confissões, não imaginei que a maldade humana chegaria a tamanho extremo... Estão todos perdoados, leigos e irmãos.
Meu Ano em Marília foi muito proveitoso! Vivi entre uma Congregação Religiosa e o Santuário de São Judas Tadeu. Exerci ali meu ministério, ora com mais, ora com menos intensidade. Celebrei em muitas paróquias da Diocese, no Convento das Clarissas, atendia confissão na Casa de irmãs idosas, visitas em hospitais, exéquias e retiros. No segundo semestre estive em Missão nos Estados Unidos, Bolívia, Angola e Itália. Foi o tempo também que tive a graça de conhecer o nosso bispo auxiliar eleito, antes da sua sagração. Estávamos muito perto. Um sinal de Deus...

Em Setembro do ano passado fiz meu retiro de aniversário sacerdotal no Carmelo de Jacarépagua. Logo após fui para Curitiba onde passei a celebrar na Comunidade Betânia e na Unopar. Depois de muitos anos, tive a graça de passar o Natal e Ano Novo com minha família. Com muita disponibilidade aceitei do nosso bispo o pedido para passar um tempo de revitalização no Centro âncora também em Curitiba, de onde vos escrevo agora. E diante de todo este processo de autoconhecimento e resignificação, que tenho vivido nestes últimos anos, estou chegando a conclusão que não posso mais exercer as atividades sacerdotais. 

Com os psicólogos e sacerdotes vou entendendo que até poderia continuar e seria um excelente padre. Sou capaz de fazer as pessoas felizes; mas hoje não consigo mais me encontrar. Não tenho dúvida a respeito da minha vocação, mas não tenho as condições humanas que ela me exige hoje. Tenho também me sentido extremamente sozinho. Preciso de um endereço fixo e também de uma vida mais 'normal'. Meu amor pelas crianças me faz também começar a sonhar com filhos. Seja feita a Vontade de Deus!
Sei que é difícil para muitos de vocês entenderem, mas importante é que eu entenda e tenha paz neste momento. Foram muitos dias de lutas interiores. Noites e noites em diálogo com o Espírito Santo e minha consciência. Milhares de pensamentos. Um sofrimento quase que sobre-humano. Os profissionais me fizeram entender que por minha personalidade ser intensa, dificilmente serei flexível ou indiferente diante das situações em que me vejo cobrado uturas que jamais vão mudar. Diante de tudo isso, eu não quero ser padre pela metade, nem tão pouco ser uma pedra de tropeço para a Igreja no futuro. Tenho a consciência limpa de que também neste tempo dedicado ao ministério, não fiz mal algum a Igreja. Contudo, hoje, dia 3 de Fevereiro de 2018, estou pedindo ao nosso arcebispo a suspensão, ainda que temporária, do meu uso de ordem.

A minha essência e a minha pessoa não mudarão. Continuarei o mesmo. Exercerei o sacerdócio de outra forma (ainda que misteriosa). Ajudarei a Igreja de outra maneira. Ninguém e nada poderá tirar a minha comunhão com Deus, meu amor por vocês, meu amor pelos pobres e pela missão, o meu apostolado para com o Espírito, o meu amor e cuidado pelos sacerdotes.

Não há em mim frustação, revolta ou cansaço. Estou ótimo! Embora seja um momento difícil e diferente, é libertador. Há apenas gratidão! Haverá continuidade sem continuismo. Haverá missa sem consagração! Haverá benção sem rito! Haverá um ser humano mais completo. Respeitarei sempre meus irmãos padres que conseguiram e conseguem unir o cuidado de si com o cuidado do povo, sua identidade sacerdotal com sua individualidade, seus carismas com as exigências, normas eclesiásticas e hierárquicas. Vou buscar uma especialização para que no futuro possa também ajudar a aliviar o sofrimento da vida sacerdotal e consagrada.
Minha gratidão póstuma a Dom Carlos, minha renovada gratidão a Dom Alano. Meu amor e reconhecimento filial a Dom Alberto Taveira (que me ordenou diácono em Roma) e a Dom Orani pelas vezes que me acolheram e me tanto me amaram! Vou continuar trabalhando pelos padres!

Minha gratidão se estende a Dom Azcona pelo seu luminoso testemunho e amizade. Agradeço também a Dom Altieri e a Dom Wagner. Obrigado ao Monsenhor Jonas e aos meus irmãos da Canção Nova. Meu agradecimento a Doris e a toda Comunidade Bom Pastor, minha comunidade. Na pessoa de Kátia, minha mãe, e de Patti Mansfield (que tanto me ama e me atendeu) eu agradeço a toda a RCC Brasil. Renovo o meu compromisso de continuar trabalhando pela Cultura de Pentecostes! Padres que não exercem o ministério podem ajudar em muitas coisas...

Como esquecer de Ironi e Cléia? Só o céu sabe! Meu agradecimento a Renato e a Graziela por terem me ajudado neste tempo. Ao Fábio e a Simone, meus pais em Curitiba, minha gratidão eterna! Ao Rubens e a Gisele! A Lídia e Mauro, Yuri e Nara de São Paulo, a Humberto e Cristina, Sil e Sueli, Lilian e Edney, Diácono Miranda e Dayse. Na pessoa de vocês eu agradeço a todos que me amaram em Rio Bonito! Pensando em Adriana, agradeço a todos os funcionários-colaboradores.
Era sempre um prazer encontrar o padre Eduardo, receber um abraço e tomar-lhe a bênção.
Meus afilhados de Rio Bonito e São Gonçalo, meu amor e entendimento pela ausência. Aos meus irmãos e filhos da Obra, o Espírito vos assistirá! A Obra é do Senhor e nenhum de nós é protagonista insubstituível. Obrigado a Marlene e Gutinho pelo trabalho no IEEG. Obrigado a Lilian e a Hauana pelas Missões em Marajó. Essas realidades foram suscitadas por Deus e independem de mim e das nossas autoridades. Continuem vosso trabalho educacional e missionário!

Agradeço aqueles que estão me ajudando a fazer um lugar onde guardarei meus livros e minha poucas coisas. Será um espaço também para os irmãos padres que precisarem descansar lá no Sitio. Aquele Recanto continuará, ao menos enquanto eu viver, a ser um espaço para os sacerdotes que quiserem. O carisma dado por Deus não morre!

Termino dizendo que esta decisão é madura, rezada, discernida e livre. Responsabilizo-me por ela. Sei que não é fácil; mas minha confiança na Santíssima Providência é tremenda. Não estou tomando esta decisão por causa de ninguém e nem por problema nenhum. Não estou em crise, repito. Não se desesperem ao ler este livro (rs). Estejam bem, porque eu estou muito bem. Sei que a felicidade está no caminho e sei que a paz que sinto agora confirma esta decisão. E assim como fui plenamente feliz como exercendo o sacerdócio de Cristo continuarei sendo feliz daqui para frente.  Desculpem-me os irmãos que deixaram o ministério, quando eu internamente vos julguei. Amo-vos!  Por hora, pretendo ficar aqui no Sul. Foi a Providência que me trouxe!!!

Sei que não consegui expressar-me como gostaria. Não espero entendimento, nem mesmo aprovação. Preciso apenas que todos me respeitem e orem por mim! E por falar em orar... Nas pessoas de Dionéia e Uebert agradeço aos meus irmãos, amigos e pastores evangélicos. Agradeço também ao Doutor Carlos Alberto, meu médico de infância que me acompanhou em todos os momentos de discernimento. Aos meus pais que mais uma vez me abençoam. Possivelmente no próximo dia 20, estarei encerrando, por hora, o exercício do sublime ministério sacerdotal, no meu quarto, estarei celebrando minha Santa Missa de número 6577. Colocarei vocês todos ali na Patena. Unidos até o céu! Como irei retribuir ao meu Senhor?

Vosso pequeno amigo e irmão, servo do Espírito Santo,
Padre Dudu ou Dudu, como quiserem!

46 comentários:

  1. Deus abençoe esse homem. Padre ou ex padre é amor em excesexcelência. Amo vc Dudu.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço ao bom Deus o breve período em que esteve em Iguaba e por ter sido bênção na vida de tantas pessoas ao exercer o ministério sacerdotal! Acolho e respeito sua decisão, e afirmo que continuará em minhas orações. Abraço saudoso!

    ResponderExcluir
  3. Amado Padre Dudu!Obrigada por ter designado com sabedoria seu trabalho mas Paróquias q esteve presente e pelo excelente trabalho na vida das pessoas q muito necessita!!!Deus te abençoe na sua nova caminhada!!!Saudades!!!!

    ResponderExcluir
  4. "Existe um tempo para cada coisa debaixo do céu". Só posso te parabenizar por sua conduta, por sua coragem e caráter. Muito difícil tamanha decisão.Foi verdadeiro e justo consigo mesmo. E isso é lindo! Sabe que se não fosse assim, seria um padre pela metade. Pois já não havia em ti o desejo tão ardente como o foi por tanto tempo. Seu tempo foi irrepreensível, foi de uma santidade extrema. Serás sacerdote para sempre e sei que será assim em sua vida eternamente. Só posso desejar que seja feliz, que seja sempre conduzido pelo Espírito Santo. Um caminho de muito amor e paz te desejogo! Grande abraço. Sua bênção e que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Querido e amado filho espiritual , não sei o que falar num momento tão delicado .O Espirito Santo de Deus é que esta te orientando em todos os seus momentos ( humanos e espiritual )fica tranquilo , Deus é contigo .....Vou continuar orando ....Te amo com Amorde mãe. Bjs Deus te abençoe todos os dias da sua vida.

    ResponderExcluir
  6. Poxa padre Dudu,como qieria ter a honra de vivenciar o seu ministério de perto, te ajudando e servindo. O senhor é um santo de Deus. Nunca esqueci a acolhida que o senhor me deu, saí de Maricá numa chuva com minha esposa e o senhor foi um pai para mim. Queria poder pedir seu direcionamento para a minha vida, ser seu amigo amigo. Mas, o senhor não era o pároco de Maricá infelizmwnte, contudo, procurava sempre acompanhar o senhor de longe. Tenho certeza do homem intrego e correto que és! Te amo meu pai espiritual e irmão. Mesmo que o senhor não lembre de mim, todavia o senhor mora no coração da minha família. Obrigado por tudo, Deus é contigo, parabéns por o senhor ser uma pessoa autêntica. Te amo irmão, um pai de lonum que sempre vamos ama-lo. Unidos em oração . Israel e Flaviane de Maricá/RJ.

    ResponderExcluir
  7. Deus é contigo...nao tema..
    Meu profundo respeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive a graça de conhecê lo em Marília. Eu estava afastada da intercessão dos servos por motivos de saúde da minha bebê e quando ela melhorou e retornei foi o dia em que o Senhor conduziu. Intercessão. Senti Deus falando comigo através do senhor padre Dudu. Fez toda diferença na minha vida. No retiro quaresmal também tive a graça de ir com a família completa o senhor conheceu a Maria conversou com ela seu jeito humilde e carinhoso nos cativou. Quando foi embora senti falta como de algum familiar apesar de ter tido contato em missas e retiro me identifiquei com sua espiritualidade. Fico feliz em saber que apesar de deixar o ministério não deixará sua vocação Deus tem um chamado que jamais apagará em seu coração. Conte com minha oração e meu amor fraternal. Espero encontra lo novamente e aqui profetizo que será num retiro pois mesmo não sendo sacerdote és pregador é formador. Fique com Deus e nos dê notícias suas pois como disse és parte da Família São Judas de Marília e de minha família. Sueli Paes

      Excluir
    2. Tive a graça de conhecê lo em Marília. Eu estava afastada da intercessão dos servos por motivos de saúde da minha bebê e quando ela melhorou e retornei foi o dia em que o Senhor conduziu. Intercessão. Senti Deus falando comigo através do senhor padre Dudu. Fez toda diferença na minha vida. No retiro quaresmal também tive a graça de ir com a família completa o senhor conheceu a Maria conversou com ela seu jeito humilde e carinhoso nos cativou. Quando foi embora senti falta como de algum familiar apesar de ter tido contato em missas e retiro me identifiquei com sua espiritualidade. Fico feliz em saber que apesar de deixar o ministério não deixará sua vocação Deus tem um chamado que jamais apagará em seu coração. Conte com minha oração e meu amor fraternal. Espero encontra lo novamente e aqui profetizo que será num retiro pois mesmo não sendo sacerdote és pregador é formador. Fique com Deus e nos dê notícias suas pois como disse és parte da Família São Judas de Marília e de minha família. Sueli Paes

      Excluir
    3. Tive a Graça varias vezes de participar de Missas pregações em Manilha, quê pena excelente padre, Deus o conduzirá no quê tem preparado pra ele,desde ontem quando ouvir falar não contive minhas lágrimas! Vamos minha gente Orar mais pelos padres, e pela perseverança deles. Amém 🙏

      Excluir
  8. Deus é contigo...nao tema..
    Meu profundo respeito

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Removeu o comentário porque estava falando a verdade!

      Excluir
  10. Deus te abençoe! !!! A lembrança que ficará é de um padre que levou muitas pessoas para perto de Deus. O que você fez nunca será apagado, lembre-lembre - se disso. Existe um tempo para cada coisa, assim diz o Senhor. Que você seja muito feliz, pra sempre padre Dudu.

    ResponderExcluir
  11. Amo vc Dudu....Carla de São José dos Pinhais.

    ResponderExcluir
  12. Querido filho , A palavra de Deus fala 1jos 1,10 Nada temas , pois estarei contigo por todos os lugares onde andares.Deus é Contigo ...Vou continuar orando com a intercessão da Beata Elena Guerra e pode ter certeza que o Espirito Santo sera sempre o seu guia , Nossa Senhora te cubra com seu manto .Certa vez Jesus falou a Santa Faustina :coloca a sua cabeça em meu peito e tira dai toda. Força , pra continuar a sua caminhada . Querido fica na santa Paz .O amor de Deus é.o nosso Amor por voce .Te amo Ieda ( evangelização 2000).

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre Dudu!!!
    Quando o senhor veio com Ironi a Itaperuna eu estava lá, e foram muita bênçãos derramadas naquele lugar, quero que saiba que continuaremos a te amar e orar pela sua vida. Um abração

    ResponderExcluir
  14. Não o conheço, padre! Mas saiba que já tem a minha admiração pelas palavras e pela sinceridade. Quem sabe um tempo de deserto maior faça enxergar com exatidão a vontade de Deus... e quem sabe ainda, futuramente, volte ao ministério. Deus te guie sempre! Conte com nossas orações!

    ResponderExcluir
  15. Padre, que o Senhor Jesus seja sempre a sua verdadeira luz e que Nossa Senhora esteja sempre te protegendo. Tenho certeza de que, com essa fé e esse amor (e obediência) a Deus e à Igreja, o senhor será sempre um homem feliz e de muita riqueza espiritual. HAJA LUZ!

    ResponderExcluir
  16. Deixa-me chama-lo de amigo sacerdote embora sua vocação e sua vida no sacerdócio nunca poderá voltar atrás quem foi sempre será sacerdote é como um casamento que uma vez casado sempre casado. Sebastião mártir ele embora tenha deixado de ser um sacerdote casou teve filhos mas Deus tinha um plano para sua vida o seu Filho que sempre participava de encontro com jovens entrou para o seminário e hoje e a benção e satisfação da família ser um sacerdote sempre será sacerdote seja feliz o que tiver que ser será.

    ResponderExcluir
  17. Que Deus possa dar paz ao seu coração. Toda entrega que teve até aqui, e que ainda terá, será honrado por Deus.
    Que essa nova etapa, seja tão santificadora como a anterior. Conte com nossas orações. Deus abençoe ricamente.
    Receba meu abraço e gratidão por tudo que fez até aqui.

    ResponderExcluir
  18. Padre Dudu �� lembrarei assim de ti
    É difícil aceitar �� mas seja feita a tua vontade rezarei por ti sempre ��A primeira vez que esteve aqui em Ubá-Mg ,foi através do vosso testemunho que meu marido foi resgatado das garras do inimigo ,gratidão a ti sempre padre Dudu �� minha filha Maria Clara o senhor a chamou de pequena intercessora da última vez que veio aqui em Ubá MG ����
    Mas que o Senhor em sua infinita bondade e misericórdia juntamente com Nossa Senhora te acompanhe nesta nova caminhada ����������
    Te amamos ��������

    ResponderExcluir
  19. Deus o abençoe!!! Deus tem seus mistérios, mas sua providência é eterna e esta não lhe faltará. Esse seu abandono em Deus pode ser uma nova caminhada onde Deus necessita da sua presença. Siga feliz, por que algo bom o Senhor tem reservado para sua vida, apesar de não conhece-lo, mas sempre sou grata a um sacerdote pelo seu sim. Que teu coração esteja sempre em paz e Nossa Senhora interceda sempre por sua vida!

    ResponderExcluir
  20. Pe Dudu sua bênção Deus abençoe filho amado e predileto de Maria. Obrigada pelo vosso sim a Jesus. Pode contar com minhas orações. Fiquei assustada e triste com vossa decisão, mas entendo que sobrecarga e cansaço não são amigos de nenhum sacerdote. Abraço fraterno Margarete Cabral -cachoeira paulista enf 2017. Guardo em meu coração vossas palavras ditas a mim no enf.maria ajude o senhor nessa fase e cubra o senhor com o manto dela

    ResponderExcluir
  21. Deus te guarde e acompanhe nesta caminhada querido irmão amigo Dudu. Gilberto Waschburger da Pastoral da Sobriedade.

    ResponderExcluir
  22. TIVE O PRAZER DE CONHECE-LO EM RIO BONITO TIVE A GRAÇA DE REALIZAR UMA LEITURA NA MISSA PRESIDA POR ELE EM RIO BONITO COM A PRESENÇA DO MEU PADRE JUNTAMENTE COM IRONI NO MONTE DA COLINA FOI UMA GRANDE BENÇÃO E GRAÇA DE DEUS TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE RECEBER-LO EM NOSSA COMUNIDADE DE SANTA LUZIA NA MISSA DOS SETES PADRES TIVEMOS O PRAZER DE RECEBER AS IRMAS OBLATAS NO ANO DE 2011 ANO DA TRAGÉDIA NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO (TERESOPOLIS.VIEIRA) ONDE RECEBEMOS A RELIQUIA DA BEATA ELENA GUERRA ONDE INICIAMOS O ROSÁRIO DO ESPIRITO SANTO UM GRANDE HOMEM CHEIO DO ESPIRITO SANTO QUE DEUS TE ILUMINE CADA DIA MAS.QUE A BEATA ELENA GUERRA O PROTEJA E INTERCEDA SEMPRE POR SUA VIDA E SUA NOVA JORNADA DEUS O ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  23. Padre, no momento que o senhor decidiu fazer uma oração na saída do instituto da Beata Elena Guerra, lá em Lucca, o Ironi se posicionou atrás de mim, porque ele me viu descer as escadas com dificuldade. Quando ouvi a voz dele atrás de mim, parei de orar e pensei : o Ironi está orando por mim, vou ficar quietinha e só receber. Ao sairmos não estava mais sentido a dor no joelho direito. Mas no dia seguinte ela voltou, dei Glória a Deus da mesma forma pois se Ele quis me dar apenas um alívio, glória a Deus!!! Só que no outro dia eu estava sem.... No outro também sem dor e até hoje estou sem dor. A guia do médico para colocar prótese, continua na gaveta. Glória a Deus estou curada!!!!! Agradeço do fundo do meu coração ao Ironi pela sua sensibilidade e ao Senhor por ter providênciado aquele momento de oração. Deus abençoe copiosamente. Conte com minhas orações

    ResponderExcluir
  24. "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
    Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade."João 4:23,24
    É isso que o Senhor deseja, eu tive o privilégio de ouvir algumas vezes a ministração feito pelo Sr, Deus é contigo não há dúvida disso, peço a Deus que continue guiando e o guardando e que continue sendo benção na vida de muitos!

    ResponderExcluir
  25. Estive no Carmelo de Tangua. Deus o abençoe. Grata irmão.

    ResponderExcluir
  26. Q o Senhor continue a ser Sinal de Deus na vida de muitos...Afastado ou não do Ministério Sacerdotal!

    ResponderExcluir
  27. Homem de muita sabedoria.Deus o abencoe abundantemente.Temos que respeitar as decisões dos nossos irmãos. Mas essa notícia doeu meu coração.Só Deus nos basta.Sentirei falta.Meu Muito obrigada.Estara sempre em minhas orações.Irmao amado

    ResponderExcluir
  28. Fique com Deus meu irmão e amigo. Eu estarei sempre com você.

    ResponderExcluir
  29. Padre desculpa nós leigos que não te ajudou até o fim o senhor como sacerdote do Altíssimo....
    Se ainda der tempo fique...se não nos perdoei por não ter rezando

    ResponderExcluir
  30. A solução para este dilema do digno padre Eduardo é simples, se case, constitua família, e depois se torne um padre católico ortodoxo, integrante do clero casado ou chamado clero branco. Deus te salve padre.

    ResponderExcluir
  31. Desnecessária essa exagerada exposição de motivos e vida pessoal que não justifica nada. Somente a seu Bispo Padre interessaria enviar esse detalhar de tantas atividades.
    O Senhor não é o primeiro e nem será o último a ter uma crise de fé.
    Ativismo da nisso.
    Reze, se abasteça e fique calado para não abalar a fé de muitos.
    Quer ser pai?! Monte uma creche!
    Estou rezando para que, pela intercessão de Nossa Senhora, Deus o abençoe com a força necessária para o Senhor continuar sendo um bom Sacerdote, porque Jesus precisa do Senhor na Igreja, como Padre.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Foi uma surpresa muito grande para mim essa notícia. Sempre tive e continuo tendo uma admiração muito grande pelo seu ministério e acompanhei suas pregações e em algumas delas eu estava presente com o grupo de oração de minha cidade, pela tv na Canção Nova. É compreensível sua decisão, pois também passei pelo mesmo problema, a famosa síndrome de Burnout, caracterizada por um esgotamento físico e mental. Eu não conseguia produzir no meu trabalho de professora, e muitas vezes chegava na sala de aula e não sabia como fazer o que eu sempre fiz durante 18 anos, sem contar com a parte física que não respondia à rotina, ocasionando sequelas degenerativas. Foi nesse período que agarrei ainda mais forte nas mãos de Deus e comecei a seguir todas as pessoas que eu percebia que estavam felizes em servir a Deus, que pareciam estar protegidas de todo mal, físico, emocional e espiritual. E realmente estavam. Vi e ainda vejo os padres como a pessoa de Jesus em nosso meio nos mostrando o caminho pra se chegar a Deus. Fiquei 4 anos afastada da sala de aula. Nesse período afastada do trabalho, cuidando da minha saúde, Deus me concedeu a graça de cuidar de meu pai com câncer. Meu problema era esgotamento físico, mental, emocional, meu pai, já era uma doença física, como a gente não entende os propósitos de Deus, percebi com o passar do tempo que a ajuda que meu pai me deu conselhos, consolo, aquela conversa que um filho(a) precisa e só um pai pode oferecer, em sua lucidez, foi muito maior do que a que pude oferecer a ele.
    Em 2016, com uma consulta marcada para renovar minha licença, estava na capela do Santíssimo pedindo ao Senhor para conseguir renovar minha licença, Jesus falou de forma muito clara: "Se você me pede para renovar sua licença, então quer permanecer doente", eu comecei a chorar e pedi que ele decidisse o melhor para mim.
    Na mesma semana foi a consulta, e o médico que me disse que eu poderia retornar ao trabalho e suspendeu os remédios.
    As provações que passei no trabalho e vida pessoal serviram para me fortalecer a agarrar mais ainda nas mãos de Deus.
    A famosa síndrome de Burnout, caracterizada por um esgotamento físico e mental e consequentemente a depressão que acompanha esse quadro faz com que desistamos de tudo, principalmente aquilo que nos causa a doença, que no seu caso não foi a igreja, mas o excesso de atividades, e o doar mais do que temos. Somos humanos e limitados em tudo que pertence ao mundo material. Não somos limitados em nossa fé, amor ao próximo e a Deus.
    O Senhor não está passando por uma crise de fé, não é da igreja que o Senhor quer se afastar, e sim do que o levou ao esgotamento.
    A primeira crise de depressão que tive, aos 24 anos, eu não queria ficar em minha casa, ou em qualquer lugar sozinha, e o motivo nem eu sabia, os profissionais da saúde justificaram como causa, a separação de meus pais. Esta segunda crise, já aos 46 anos, claramente causada pelo excesso de trabalho, o pânico era pensar na escola e estar a frente de uma sala cheia de alunos e meu corpo e minha mente não correspondendo, sem falar da cobrança da direção, orientação pedagógica e os pais. Mas graças a Deus tudo passou, perdi a vaidade, mas não perdi a fé, a vontade de viver. Só tenho uma certeza, distante de Deus e da igreja não teria tido forças para vencer tudo isso.
    Sempre ouvi dizer que os testemunhos arrastam pessoas. Fui arrastada por vários testemunhos que li e ouvi em pregações dos eventos da Renovação Carismática Católica me impulsionando a não desistir, me mostrando que precisava e preciso estar sempre bem perto de Deus.
    Que Deus abençoe o Senhor e lhe dê a força necessária para continuar sendo o sacerdote que sempre foi arrastando multidões através de sua fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre Dudu, faço minhas estas lindas expressões de AMOR desta Senhora, vinde Espírito Santo, Amém.

      Excluir
  34. Pode pade mas sim Deus tem para o senhor coisas lindas, grandes e belas em tudo demos graças se é para o seu bem isso também glorifica glorifica Deus. Ele sabe e cuoda e tudo sim. Nossa oração, respeito e carinho pe Dudu.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Seja muito abençoado e feliz na sua decisão meu eterno padre Dudu. Em qualquer estado de vida que possas escolher estarás sempre servindo ao Senhor. Trago comigo o terço qu vc tirou do seu braço e me deu no congresso dos 50 anos da RCC na Canção Nova em 2017. Deus o abencoe

    ResponderExcluir
  37. Deus abençoe sua decisão e que o Senhor possa se restabelecer com a força e graça do Espírito Santo

    ResponderExcluir
  38. Deus abençoe sua e proteja sua decisão

    ResponderExcluir
  39. Todas as vezes que leio essa carta de despedida choro. Tenho guardado comigo o terço que tirou do seu braço com a reliquia de Elena Guerra e me deu na Canção nova. Nunca esquecerei seu amor pelas pessoas quando esteve em Natal e me deu outras reliquias. Peço a Deus que o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  40. Arrumou uma namorada e abandonou a vocação, lamentável!

    ResponderExcluir