sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

A Educação sofre com a ingerência e a falta de participação da comunidade escolar

Flávio Azevedo
O estado das unidades escolares da rede municipal foi alvo de inúmeras reclamações dos responsáveis.
Estou vendo muita gente reclamando do estado das unidades escolares de Rio Bonito. E tome porrada no prefeito, na vice-prefeita, nos vereadores e no secretário de Educação. Concordo muito com as cobranças, mas vamos analisar uma coisa interessante. O aparelho democrático disponibiliza ao cidadão três ferramentas para fiscalizar a Educação, mas não temos interesse de participar. Aliás, esse é um dos caminhos para lutarmos contra a falta de professores e o sucateamento das unidades escolares.

O primeiro deles é o Conselho Municipal de Educação, que avalia o desenvolvimento da Educação e aprova ou reprova o que é feito na Educação. O segundo é o Conselho de Merenda, que naturalmente analisa a qualidade da merenda, os investimentos na aquisição de gêneros alimentícios etc. O terceiro e não menos importante é o Conselho do Fundeb, que analisa o que o município está fazendo com a verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), recurso que em Rio Bonito se aproxima dos R$ 30 milhões anuais e deveriam ser destinados unicamente na Educação.

Que tal participar desses mecanismos de fiscalização? Desculpem a minha franqueza, mas nós reclamamos muito e participamos pouco. Ficamos a espera de um salvador da pátria que não virá e nos esquecemos de nos organizar para reivindicar de forma organizada e cidadã as melhorias que almejamos para as nossas unidades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário