sábado, 6 de janeiro de 2018

Dia de Reis e a Folia de Reis é uma tradição cristã

Flávio Azevedo
Figura ilustrativa dos reis do Oriente a procura do menino Jesus.
Belchior, Baltazar e Gaspar. Esses seriam os nomes dos reis do Oriente que visitaram Jesus depois do seu nascimento. É claro que o trio não chegou ao recém-nascido no dia que ele veio ao mundo, 25 de dezembro, segundo a tradição. Há quem acredite que Jesus nasceu em outra data, mas isso é assunto para outra oportunidade. A estrela que mostrava o local onde nasceu Jesus ficou no céu de Belém durante algum tempo, exatamente para indicar aos poucos que esperavam a chegada do Messias, a sua localização.

Depois de meses viajando, os reis magos encontraram Jesus, que foi presenteado com ouro, incenso e mirra. Esse é um dos atos que estimula as pessoas a presentear no Natal, período que se estende até seis de janeiro, por conta da presença de Belchior, Baltazar e Gaspar; que dão origem ao “Dia de Reis” e a controversa “Folia de Reis”, que alguns desavisados pensam ser uma prática “pagã” ou espírita e, por isso, olham os foliões com preconceito e discriminação.

Não esqueçam que Belchior, Baltazar e Gaspar eram reis do Oriente. Estudiosos das tradições e dos costumes da época, por isso são chamados de “magos”. No passado quem dominava a astronomia e cura eram enxergados como mágicos. Conhecedores dos pergaminhos e profecias das civilizações antigas, os “reis magos” sabiam que no período que o Messias judaico nascesse, uma estrela diferente surgiria no céu. E quando eles perceberam o tal astro brilhando, a iniciativa foi ir até lá. 

Os reis do presente e lideranças políticas andam sempre com comitivas e cercados de puxa sacos. No passado não era diferente. Embora as figuras ilustrativas mostrem apenas os reis, eles certamente traziam consigo uma grande comitiva. Se um rei já carregava um monte de gente, imagine três. E essas pessoas foram orientadas a festejar o Messias, por isso, a Folia de Reis é uma celebração festiva. 

Ao se aproximar do local onde estava Jesus, a comitiva de Belchior, Baltazar e Gaspar começou bater de porta em porta, porque a estrela não apontava exatamente o local onde estava o Messias, mas na direção onde Ele se encontrava. O fato de Jesus ter nascido no estábulo tumultuou ainda mais o negócio, mas os reis chegaram até Jesus.

O ouro, o incenso e a mirra ofertados a Jesus têm significados interessantes. O ouro aponta para o fato de que Jesus é o Rei dos reis. O incenso indica as orações do pecador arrependido, que sobe ao céu como a fumaça do incenso enquanto ele é queimado (aponta sua divindade). A mirra significa que Jesus teria uma vida de privações, sofrimentos e essa especiaria têm componentes analgésicos que aliviam a dor (apontando sua humanidade).

Nesse dia 06 de janeiro se comemora, sobretudo entre os cristãos católicos, o “Dia de Reis”. Segundo a tradição esse foi o dia que Belchior, Baltazar e Gaspar, os reis do Oriente, teriam chegado ao menino Jesus. Portanto, se a Folia de Reis passar pela sua casa, independente da sua crença, saiba que essa celebração surge da mesma história que origina o Natal, a troca de presentes e a esperada ceia natalina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário