quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

MP de olho no sócio da empresa que vai cuidar da Iluminação Pública em Rio Bonito

Flávio Azevedo
Do mesmo jeito que comemoramos a contratação da empresa que vai cuidar da iluminação pública de Rio Bonito; e do mesmo jeito que estamos empolgados com a programação do “Natal Bonito”, eu estou muito a vontade para questionar a Prefeitura quanto aos seus Atos.

Já havíamos anunciado que de maneira emergencial e dispensando licitação, a Prefeitura contratou, para dar conta da Iluminação Pública da cidade, a empresa Hashimoto Manutenção Elétrica e Comércio, que na publicação aparece tendo como representante o Sr. Igor dos Reis Luiz Mendes. 
Chamou a nossa atenção os valores que serão pagos a empresa: R$ 701.602,52, por um período de até 180 dias (seis meses) de serviços prestados. Mas em nome do espírito natalino não fizemos muito alarde, até encontrarmos, hoje, uma notícia no site do jornal O Globo, sobre fraude em licitações na Prefeitura de Teresópolis. Até aí nada de mais, porque a reportagem é de 02/05/2012!

A reportagem diz que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou Ação Civil Pública (ACP), por improbidade administrativa, responsabilizando o ex-pregoeiro da Secretaria Municipal de Administração de Teresópolis, IGOR DOS REIS LUIZ MENDES e mais três empresas e seus representantes. Eles são acusados de montar um esquema para fraudar licitações para compra de materiais de limpeza para a cidade serrana.
Diz o adágio popular que “não existe uma Maria só no mundo”. Mas não é muita coincidência, o sujeito que está envolvido numa treta na cidade de Teresópolis, o tal Igor, aparecer em Rio Bonito como representante de uma empresa que é alvo da lupa do Ministério Público? A licitação anterior já deu burro com 30 e está paralisada no Tribunal de Contas do Estado (TCE), porque as empresas desclassificadas no certame se acharam prejudicadas e denunciaram o caso ao TCE.

Agora, quando estamos comemorando a contratação de uma empresa para clarear as nossas ruas, eu me deparo com um novo absurdo. Será que a Prefeitura terá uma explicação bem crível ou vai contar história e/ou se calar?

De acordo com publicação no Blog do vereador, Rafael Peçanha (PDT), de Cabo Frio, essa empresa (Hashimoto), que tem como sede a cidade de Duque de Caxias, possui como sócios, Jandira Cristina Verderame de Jesus e Igor dos Reis Luiz Mendes. Ele destaca que Jandira foi tesoureira do PRTB em 2008, ano no qual o atual prefeito de Caxias, Washington Reis (PMDB), foi candidato, tendo a legenda em sua coligação. O vice-presidente do partido, naquele ano, era João Carlos Grilo Carletti, ex-secretário de obras do governo de Washington, e réu em processo de improbidade administrativa junto ao prefeito (número 002397129.2012.8.19.0021). Carletti foi nomeado em 2015 como subsecretário no governo Pezão.
Já Igor, o outro sócio da Hashimoto, é réu em processo de improbidade administrativa, acusado de participar em esquema de fraude em licitações para beneficiar empresas de Duque de Caxias em pregões no município de Teresópolis. Embora o processo seja de 2012, o fato ocorreu em 2009, no pregão de número 30 daquele ano. O fato foi notícia no Jornal O Globo. Igor também ocupou, durante o governo Eduardo Paes, o cargo de supervisor de licitação na Rio Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário