quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Falta d'água segue causando transtornos a população de Rio Bonito

Flávio Azevedo
O salto de Braçanã, manancial que abastece o município de Tanguá, é um dos que mais sente a ação destruidora do homem ao longo dos últimos 40 anos.
Eu vi as fotos e o vídeo que mostra o reservatório de água da CEDAE bem abaixo do nível. E dessa vez eu vi o reservatório que é irrigado pelo Rio Bacaxá, que abastece Rio Bonito (porque Braçanã abastece Tanguá).

Para ninguém dizer que eu só critico, eu vou dar uma sugestão à equipe da CEDAE e da Prefeitura de Rio Bonito. Façam uma vistoria ao longo dos rios de Lavras – águas que desaguam no Bacaxá – e interrompam o fluxo de todos os igarapés artificiais que foram criados por proprietários de terra com a pretensão de abastecer suas piscinas artificiais de água natural. Saiam do centro de Lavras e basta ir até o Poço das Andorinhas. Bloqueiem cada desvio que abastece poço particular e a água vai aparecer no reservatório da CEDAE.

Em minha modesta opinião, culpar São Pedro pela falta d’água é uma desculpa cretina e um insulto a minha inteligência. Culpar a estiagem pela diminuição do volume de água nos rios é até aceitável, mas o desaparecimento da água em vários pontos da Serra do Sambê tem outras razões.
Apesar da crise hídrica que atinge Rio Bonito, o Poço das Andorinhas; um dos mananciais importantes o município, segue com bom volume de água.
São Pedro desmata? São Pedro tem pocinho particular? São Pedro é responsável pelos reflorestamentos de áreas desmatadas que não acontecem? São Pedro faz carvão? É São Pedro que incendeia área verde para fazer pasto e/ou plantio? São Pedro joga esgoto na água dos rios? São Pedro constrói moradias em área de proteção ambiental? É a São Pedro que os destruidores da natureza recorrem, para não ter suas obras embargadas por estarem sendo erguidas em área proibida? É São Pedro que passa mão na cabeça de gente que destrói a natureza, porque o destruidor é graúdo, é influente, tem dinheiro, tem autoridades na folha de pagamento e/ou na lista de doação de campanha?

Elenquei aqui algumas situações apenas para provar o quanto é cretino culpar São Pedro pela falta d’água! Pensemos nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário