quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Falta d'Água em Rio Bonito não é culpa de São Pedro

Flávio Azevedo
A imagem de um rio em Aldeia Velha, depois de uma forte chuva que atingiu o município de Silva Jardim, na tarde dessa quarta-feira, 27 de dezembro, contrasta com a polêmica do momento em Rio Bonito: a falta d’água. Enquanto parte das pessoas, inclusive, operadores da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE) tentam culpar a estiagem pela falta do precioso líquido, pedindo, inclusive, que as pessoas orem para que São Pedro faça chover, as imagens que chegam do município vizinho mostram que o vilão da história não é exatamente São Pedro.

Segundo a tradição religiosa, São Pedro é o detentor das chaves da porta do Céu. Todavia, o homem é o detentor da chave da porta do desmatamento, das queimadas, da ambição e da falta de bom senso. Se o homem não trancar suas características destruidoras, não adiantará muito São Pedro abrir as portas do céu.

Reservatório da Serra do Sambê.
Num cenário onde domina a inconsciência... Num território onde nos últimos 40 anos prevaleceu a exploração irresponsável de matas e mananciais... No município onde pequenos córregos de água própria para o banho desapareceram para dar lugar a mansões erguidas em meio ao verde... A natureza está mandando avisar que chegou a hora de pagar a conta.

Nas mídias sociais a queixa de desabastecimento de água é geral. Além dos bairros, moradores do Centro de Rio Bonito também estão reclamando a falta d’água. Nos últimos verões a natureza tem avisado que chegou a hora de pagar a conta da ocupação desordenada. Os loteamentos que surgiram sem planejamento e estrutura somente enriqueceram alguns e deixaram, sob a conivência das autoridades constituídas, centenas de pessoas na atual situação. Falta água, falta Saúde, falta dignidade, falta respeito a natureza. 
Há cerca de dois meses nossa reportagem visitou o Salto d'Água, em Braçanã.
Curiosamente, enquanto Rio Bonito se resseca na estiagem e apresenta reservatórios de água vazios, em Silva Jardim, município que ainda conta com vastos territórios de mata preservada, a chuva é abundante e o volume de água nas cachoeiras até assusta quem não está habituado com a natureza local.
O reservatório de Braçanã está quase seco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário