sábado, 7 de outubro de 2017

Prefeitura de Rio Bonito pinta faixas de pedestres sob polêmica

Flávio Azevedo
Os pintores estão trabalhando na madrugada, quando o volume de veículos é bem pequeno.
Tomou conta das mídias sociais na última sexta-feira (06/10), a iniciativa da Prefeitura de Rio Bonito de pintar as faixas de pedestres colocando as listas brancas dentro de um retângulo vermelho. Muita gente gostou, muita gente discordou, outros apresentaram a Legislação de Trânsito para provar que estava errado e outros, apesar de entenderem que a cor está em desconformidade com a lei, acreditam que o vermelho seria útil para chamar a atenção dos motoristas, que geralmente usam a desculpa de que as faixas estão apagadas e por isso não se lembram de parar para o pedestre.

O curioso é que até os veículos de autoescola, que no assunto Trânsito deve ser referência, não dão o exemplo. Enquanto preparávamos a reportagem, o veículo de um desses centros de formação de condutores ignorou pai e filha que em pé na faixa esperavam alcançar o outro lado da rua. Também flagramos vários pedestres que não atravessam na faixa.

Segundo o secretário de Gestão e Ordem Pública, Márcio Aurélio Soares, a iniciativa de utilizar uma cor para destacar o branco da faixa de pedestres pode parecer simples, contudo, é bastante arrojada, pois desperta a atenção dos motoristas. 
Nas mídias sociais, para comprovar o equívoco da Prefeitura, inúmeras pessoas postaram o texto do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da sinalização de Trânsito, complementado pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito nº 236/07. Segundo a legislação, a cor vermelha é utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (representadas por uma cruz).   

Curiosamente, a Prefeitura informa que a iniciativa dela está prevista na resolução nº 160, de 22 de abril de 2004, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que tem igual redação. O que se percebe nas ruas e nas mídias sociais, é que as pessoas querem mais conscientização de todos os envolvidos, independente da cor da faixa. O secretário de Ordem Pública anuncia também, que além de recuperar as faixas de pedestres, a sinalização de vagas para idosos, pessoas com deficiência, carga e descarga, pontos de Táxi, embarque e desembarque e estacionamentos de motos, também serão pintados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário