domingo, 17 de setembro de 2017

“Monitoramento humano” ajuda prender ladrão de celular em Rio Bonito

Flávio Azevedo
Policiais afirmam ser importante denuncias as ações delituosas à Polícia.
Já está preso o ladrão que roubou o celular de uma mulher, no Centro de Rio Bonito, na tarde desse domingo (17/09), por volta das 16h. Ela estava no interior de um veículo, junto com a avó, próximo a Lojas Americanas, no Centro, quando um homem se aproximou, gritou “perdeu” e levou o seu iPhone. 

Segundo fontes, a ação foi observada por um motociclista, que seguiu o bandido e viu o ladrão entrar no ônibus da linha Rio Bonito/Alcântara. O motociclista informou os movimentos do ladrão à Polícia, que interceptou o coletivo na altura da Polícia Rodoviária Federal. O marginal, que se dirigia para Tanguá, foi detido.

Sem saber da ação da Polícia, quando a família chegou na 119ª DP (Rio Bonito) para fazer o Registro de Ocorrência, o marginal já estava preso e o telefone recuperado. Da Delegacia de Rio Bonito todos foram direcionados a 118ª DP (Araruama) para os procedimentos protocolares e onde o ladrão ficou preso.

Sistema de monitoramento é urgente

Essa ocorrência bem sucedida mostra que o “Sistema de Monitoramento”, serviço que anos apontamos como primordial na luta contra a insegurança, não é um mero palpite. O motociclista que viu a ação e contou aos policiais fez o papel do monitoramento, inclusive, informando o deslocamento e as características do ladrão. O monitoramento humano foi determinante para a ação bem sucedida da Polícia, que poderia frustrar muitos outros crimes e prender muito mais bandidos se o serviço já estivesse implantado e funcionando.

Não é a primeira vez que o “monitoramento humano” ajuda a Polícia solucionar um crime e prender ladrões. Em 2016, um sequestro relâmpago foi frustrado porque alguém viu a ação dos marginais e contou a polícia. Uma bióloga saia da academia, foi rendida por bandidos, levada pelos marginais, mas uma mulher que passava viu a ação e chamou a Polícia.

Apesar de todas as evidências da eficiência do equipamento, inclusive, com testemunho favorável de policiais civis e militares, a Prefeitura segue patinando em sua incompetência e se apoiando em desculpas vazias para não implantar o Sistema de Monitoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário