terça-feira, 29 de agosto de 2017

Rio Bonito debate futuro da Região Metropolitana

Flávio Azevedo
Vicente Loureiro apresentando os diagnósticos que identificam alvos a serem perseguidos pelos municípios da Região Metropolitana
Rio Bonito recebeu na noite dessa terça-feira (29/08), na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense, o Diretor-Executivo da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro. Organizado pela prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria Municipal de Turismo, o objetivo do encontro foi dialogar com os presentes sobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde Rio Bonito está inserido desde 2013. Loureiro também apresentou o Plano Estratégico e Diretor de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana.

A Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro (CIG) foi criada em agosto de 2014, tendo como principais objetivos retomar a governança da Região Metropolitana, a partir de assuntos de interesse comum do Estado do Rio de Janeiro e os Municípios desse trecho, que compreende 21 territórios. Arquiteto de formação, o projeto foi entregue ao então subsecretário estadual de Urbanismo, Vicente Loureiro. Os principais temas a serem observados é a Mobilidade Urbana, a Segurança, o Saneamento Básico, o Uso do Solo, a Saúde e a Educação.

Os serviços desenvolvidos, plano estratégico; trabalho de aerofotometria (atualizar base cartográfica); e criar sistema de informações geográficas que permita a gestão integrada do desenvolvimento urbano da região; foram financiados com recursos do Banco Mundial.

Terminado o evento, a nossa reportagem conversou com Vicente Loureiro, que fez um balanço sobre o encontro e abordou questões pontuais que precisam ser pensadas no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário