sábado, 19 de agosto de 2017

Mudança na direção da Escola Maria Lydia provoca manifestação de alunos e responsáveis

Flávio Azevedo
Uma manifestação de alunos da Escola Municipal Maria Lydia Coutinho, no bairro Rio do Ouro, em Rio Bonito, marcou a localidade nessa sexta-feira (18/08). Exibindo cartazes e proferindo palavras de ordem, os alunos, alguns responsáveis e profissionais de Educação; saíram às ruas para protestar contra a mudança da direção da unidade, que era comandada pela professora, Andréa Guimarães. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação não agradou. Uma pessoa que pede para não ser identificada comentou que “a manifestação não é contra quem está chegando, mas contra a iniciativa de retirar uma gestora que estava afinada com a escola e que se dedicava muito a unidade, aos alunos e tinha a confiança dos alunos, das seus responsáveis e de toda comunidade escolar”.

Nas mídias sociais, o assunto repercutiu e pais de alunos criticaram a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. Entre as pessoas que se posicionaram está Vanessa Guerreiro. Mãe de um aluno da unidade, ela usou o seu perfil no Facebook para falar do assunto e publicar um texto que veio assinado pelos alunos da escola.
– Nosso verdadeiro encontro e ensinamentos para a vida iniciou há exatamente 18 anos, com uma professora de Biologia. A família foi se formando com idas e vindas, erros e acertos, mas o principal foi o acolhimento. Não esquecemos que foi em casa buscar alunos para formar as turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A nossa diretora é Andrea e não queremos naufragar. O leme do barco é de uma amiga, parceira e justa. Não deixem meu futuro duvidoso. Se Andréa vem acertando, para que a incerteza? – publicou Vanessa.

Quem também externou seu descontentamento foi Taina Azevedo, que escreveu um texto que teve início com a palavra “SOS”. Ela questiona a Secretaria de Educação sobre o motivo da saída da gestora, “uma diretora que deu o seu sangue, a sua dedicação, o seu melhor pela escola que muitos não davam nada”.
– Uma diretora que levantou a escola acreditando nos alunos, apostando no crescimento da unidade junto com uma grande equipe, onde eu conseguia confiar. Cadê a Secretaria de Educação que não avalia isso? Andrea Guimaraes, seja lá o que for, você é uma mulher muito especial para muitas mães e faremos o que for preciso pra ter a sua volta pra Escola Maria Lídia – escreve Taina, que narra a tristeza do seu filho quando soube da mudança. “É difícil um filho seu chegar em casa e dizer: “mãe a escola está abandonada, a tia Andreia foi mandada embora, o que vai ser de nós?”.

Quem também usou o Facebook para tratar do tema foi Andréia Zubek, que se identifica como funcionária da escola e disse que apresentaria Andrea Guimaraes aos que não há conhecem. Num texto forte, quase um desabafo, ela exprimiu sua insatisfação não só com a mudança, mas com as dificuldades que os gestores escolares em geral enfrentam em Rio Bonito.
– Uma pessoa e profissional competente, responsável, amiga, dedicada, humana, comprometida, que é capaz de ajudar aquela comunidade como ninguém. Que acredita que aqueles alunos podem ser alguém melhor, que se compromete com isso, que vive em função daquela escola, que se fosse possível acho que moraria lá – escreveu Andréa, acrescentando que “a escola foi esquecida pelo governo” e revela que o teto da unidade “estava quase caindo em cima dos alunos”.

A servidora segue a sua narrativa frisando que “ninguém que entra naquela Prefeitura é capaz de fazer algo. Mas ela (Andréa) promove festas, bazar, almoços, para melhorar o ambiente onde os alunos passam a maior parte do seu tempo”. A servidora destaca que ex-diretora perde seus fins de semana e seus horários de folga, para ajudar a comunidade.
– Antes de nomear outra pessoa, alguém de bom senso poderia ir até a escola perguntar quem é Andrea Guimarães. Perguntem aos alunos, eles vão responder que antes de ser diretora, ela é muito humana, que é capaz de emprestar seu carro e dar até a sua roupa para eles. Que acompanha ao médico. Não é quando alguém se machuca na escola. É também em outros momentos, como mãe, como amiga. Tenho certeza que vai ser quase impossível alguém lutar por aquela escola e por aqueles alunos como ela lutou – finaliza Zubek.

A Secretaria Municipal de Educação, até esse sábado (19/08), sem comando, não divulgou nenhum esclarecimento sobre as razões da mudança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário