sábado, 5 de agosto de 2017

“Invente, tente”, faça um governo diferente!

Flávio Azevedo
O prefeito José Luiz Antunes, o Mandiocão (PP); em dos seus folclóricos momentos. 
Alô prefeito Mandiocão! Nesse texto, eu tomei a liberdade de fazer algumas considerações sobre os seus últimos Atos, porque os seus auxiliares certamente não o farão. E eles estão certos, uma vez que dizer a verdade pode lhes custar as suas almejadas nomeações! O primeiro tema é a Secretaria Municipal de Administração, que deveria ser entregue a servidores de carreira experientes; talvez, titulares da própria pasta. Eles conhecem o funcionalismo. O servidor de carreira da própria pasta sabe quem é colaborador e quem é armador. Sabe quem se dedica e quem adora um atestado. E tem gente sua lá!

A escolha de novatos, sobretudo para uma pasta tão importante, confirma a minha tese de que o atual prefeito e a ex-prefeita são irmãos gêmeos univitelinos (formados na mesma placenta). Ou seriam irmãos siameses? Penso assim, porque o tempo passa, mas as iniciativas ultrapassadas seguem norteando os seus Atos. Por exemplo, preferir serviçais (aqueles que abdicam do cérebro para manter o cargo) e preterir servidores.

Aliás, eu gostaria de aproveitar a ocasião para falar da demora em nomear as pessoas. Todos nós sabemos que isso é um teste. Um teste vagabundo, mas é um teste! Eu chamo de psicotécnico dos picaretas (para não dizer o português claro). A ideia é fazer a pessoa perder a paciência. De saco cheio de esperar a sua lerdeza intencional, o cara acaba te mandando ir à merda. É exatamente o que você precisa para sair dizendo que a pessoa não pode ser aproveitada, “porque não tem perfil”, quando no fundo é você que não tem perfil para governar. 

Outro ponto que eu gostaria de salientar prefeito, é que nós não concordamos com cabides de emprego na Prefeitura, tal como era na gestão passada. Mas não ocupar Secretarias, direção de escolas e coordenações é uma tentativa pífia de querer impressionar a população com uma suposta economia. Parece aquela maluca que diminuiu o salário dos secretários e comissionados, mas criou um monte cargos e novas Secretarias. Tempos depois, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) entendeu que a iniciativa da maluca era inconstitucional, determinou a devolução do dinheiro a quem ocupou essas funções e dívida está, hoje, sobre a sua mesa (mais uma).

Prefeito, se vossa excelência deseja nos impressionar, faça isso adquirindo feijão, azeite e açúcar a preços de mercado. Exija dos empreiteiros obras mais baratas. Pague as pessoas que trabalharam em dezembro (2016), em janeiro (2017) e ainda não receberam. Esquece que eles eram do outro governo! Também seria interessante abrir mão desse perfil birrento que o senhor sempre carregou, mas que nesse mandato está pior.

No próximo dia 16, prefeito, vossa excelência completará 65 anos. Que a nova idade não o torne mais ranzinza, nem o aproxime da caduquice e da senilidade. Do alto da experiência de três mandatos de prefeito (12 anos), o senhor já deveria ter percebido que tapinha nas costas e massagem no ego não acrescentam nada. Ouça as críticas, analise o conteúdo delas. Esse crítico aqui, por exemplo, deseja apenas o melhor para Rio Bonito. Não estou interessado em ocupar os cargos que o senhor tem. Eu sei que se nós trabalhássemos juntos, em nossa primeira reunião eu te jogaria pela janela. Mas amo Rio Bonito e quem está sentado na cadeira de comando é vossa excelência. Então pare de fricote e atente para as críticas e sugestões! 

Hoje, Rio Bonito precisa de energia para tornar realidade os projetos de desenvolvimento que esperamos há pelo menos 20 anos! Sei que é difícil governar sem desagradar o grupo econômico que lhe sustenta, por isso encerro com um antigo slogan de fim de ano da TV Globo: “invente, tente, faça um governo diferente”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário