sábado, 15 de julho de 2017

“O macaco nunca olha o seu rabo!”

Flávio Azevedo
Desde novembro de 2016, eu estou ouvindo um volume grande de riobonitenses remoendo críticas aos vereadores eleitos nas eleições do ano passado. Às vezes eu tenho a impressão de que a população pensa ser possível alcançar o cargo de vereador sem ser pelo voto. Aliás, todas as vezes que eu escrevo qualquer texto sobre mudança ou renovação, política em geral, sempre me aparece alguém criticando o colegiado escolhido pelo voto popular.

Como eu tenho andado muito sem paciência e não gosto de hipocrisia, eu vou lembrar aos nossos amigos que nas eleições de 2016 nós tivemos mais de 100 candidatos a vereador aqui em Rio Bonito. E farei o seguinte: deixarei abaixo duas listinhas de 10 nomes que poderiam perfeitamente compor o colegiado 2017/2020 do Legislativo, mas não foram eleitos, porque os eleitores preferiram os atuais 10 vereadores. Inclusive, eu estou me dando ao luxo de colocar duas mulheres em cada lista. Vamos aos nomes:

Vanderlei Enfermeiro 571 VOTOS
Ricardo Abrahão Flores 353 VOTOS
Caldeira 336 VOTOS
Claudinha da Educação 298 VOTOS
Leo Peclat 278 VOTOS
Gustavo Fróes 189 VOTOS
Fabão 163 VOTOS
Ronaldo do Kickboxing 131 VOTOS
Raimundo Ribeiro 61 votos
Garrô 79 VOTOS

Vaguinho Carteiro 590 VOTOS
Aliomar Guimarães 504 VOTOS
André Pijama 456 VOTOS
Dawson Nascimento 364 VOTOS
Zé Magrinho 323 VOTOS
Vaguinho Corretor 232 VOTOS
Cleidi Enfermeira 152 VOTOS
Tia Cris 133 VOTOS
Luciano do Resgate 71 VOTOS
Arviley Moreira 51 VOTOS

PS: seria possível fazer tranquilamente uma listinha de outros 10 nomes que poderiam chegar e não chegaram à Câmara Municipal.

O vereador tem apenas um Título de Eleitor. Para alcançar 2 mil, 1,5 mil ou 1000 votos, ele precisa que votem nele. Então vamos parar de chilique, vamos analisar em quem votamos, porque votamos, e que preço (e não estou falando de dinheiro, mas de interesses). Feito isso, vamos aguardar as eleições de 2020, quando teremos outra oportunidade de escolher novo colegiado para o Legislativo. Se o voto for oferecido com outras expectativas é possível que as coisas mudem. Se seguirmos com a hipocrisia de sempre, tudo continuará como dantes. Mas temos 2024, 2028, 2032, 2036... Em todos esses anos nós teremos eleições e a oportunidade de fazer diferente. #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário