segunda-feira, 1 de maio de 2017

Viva a oposição! Mário Sérgio Cortella e Flávio Azevedo

Flávio Azevedo
O jornalista Flávio Azevedo faz reflexões sobre "oposição" embasado em pensamentos do filósofo Mário Sérgio Cortella.
Ao contrário do que dizem “boca abertas” e “puxa sacos” de toda ordem, a “oposição” é muito benéfica para a máquina pública e principalmente para a população. Poderes em muita harmonia tendem a se acomodar numa zona de conforto que só é boa para alguns. Quando os poderes se estranham, as falhas não podem existir, “porque um está de olho no outro e o outro está de olho no um”. O filósofo, Mário Sérgio Cortella afirma que “uma oposição frágil fragiliza um governo”.

Em sua palestra, Cortella fala da oposição que enfrentou durante o período em que atuou como secretário municipal de Educação de São Paulo; destaca que por várias vezes foi convocado pelos vereadores de oposição a prestar esclarecimento, situação que ao acontecer em Rio Bonito causa um pânico bisonho entre os integrantes do poder Executivo... Cortella diz que isso é ótimo para evitar o comodismo.

Em Rio Bonito, a cidade afundou entre os anos de 2013 e 2016, exatamente porque não havia “oposição”. A zona de conforto é uma desgraça para quem governa! Hoje, se existe alguma coisa a ser criticada na política riobonitense, não é a “oposição” do presente, mas a “omissão” do passado. O prefeito José Luiz Mandiocão (PP) não está errado quando diz que “faltou oposição”. Ele erra feio quando reclama que está sendo fiscalizado e usa a inoperância da legislatura passada a seu favor. 
“Oposição” entre os poderes, “oposição” proveniente da mídia, dos formadores de opinião e da sociedade em geral; é muito salutar e importante para a coletividade. Falar diferente disso é querer confundir a cabeça da população que historicamente é estimulada a ser frouxa e conivente com o erro.

Seja você também um critico daquilo que está errado! Não é legal ser puxa saco ou injusto. O representante do poder público acertou? Que bom! O representante do poder público errou, vamos criticar! Então senhores políticos, atenção ao alerta do Cortella: “cuidado com quem concorda contigo o tempo todo!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário