quarta-feira, 24 de maio de 2017

Nova “Fila da Madrugada” e busca por serviço oftalmológico

Flávio Azevedo
Indignação é revolta na "Fila da Madrugada" da busca por tratamento oftalmológico.
Nas primeiras horas da manhã dessa quarta-feira (24/05), a nossa reportagem registrou a saga de riobonitenses que buscam atendimento oftalmológico através da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito. Sabendo que o número de senhas é bem menor que o volume de pessoas que precisa do serviço, cerca de 120 usuários formaram uma "Fila da Madrugada", fenômeno que entra governo, sai governo, se repete em Rio Bonito. O primeiro da fila revelou que chegou por volta das 2h. “Na última vez, eu cheguei às 6h e não consegui número. Hoje, eu cheguei às 2h e consegui ser o primeiro”. A senha 50 ficou com uma moradora do Parque Indiano. Ela revelou que só chegou, porque conseguiu uma carona. “Cheguei na fila por volta das 4h45min”.

Apesar de saber que a Secretaria de Saúde distribui apenas 50 números, as pessoas permanecem na fila com a esperança de serem atendidas. Mais da metade dos que pegaram a fila, depois de passar parte da noite expostos ao frio, voltaram para casa sem saber sequer quando haverá nova distribuição de números, uma vez que os funcionários do atendimento não tinham essa informação para oferecer. Muitas pessoas chegaram e ao ver o tamanho da fila voltavam para casa.

O clima era de revolta. Alguns se exaltaram. Pessoas de idade, gente doente; que retornaram para casa sem perspectiva. Moradores de localidades distantes afirmam não ser possível chegar mais cedo, por conta da condução. Moradores de bairros como Nova Cidade, Parque Andréa, Parque Indiano e Viçosa. “A hora que o ônibus começa circular, os números já acabaram”, contou uma senhora. Uma moradora da Colina da Primavera explica que não tem coragem de sair de casa de madrugada, por ter medo de ser assaltada. “Mas quando chego aqui já não é mais possível conseguir o número”. Ela explicou que “hoje, eu até vim mais cedo, porque consegui a companhia da minha vizinha, mas viemos com medo e não conseguimos o número”, relata.

Apesar de não conseguir uma senha, os usuários permaneceram na Secretaria de Saúde esperando os coordenadores do local. A ideia era saber a data da nova distribuição de senhas. A informação dos atendentes foi que um deles não viria e o outro chegaria “daqui a pouco”. Por volta das 9h “quem viria daqui a pouco ainda não havia chegado”. Um grupo já bem reduzido decidiu registrar uma queixa na Ouvidoria da Saúde, mas receberam a informação que a pessoa que trabalha no setor só viria na sexta-feira (26/05). Apesar da noite mal dormida, a ideia foi se conformar e seguir cada um para os seus afazeres diários. E assim terminou mais uma saga do povo riobonitense que busca cuidar da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário