terça-feira, 18 de abril de 2017

Conselho de Segurança de Rio Bonito pode encerrar atividades

Flávio Azevedo
Num tempo em que Rio Bonito enfrenta muitos roubos, assaltos e furtos. Numa época que o tráfico se fortalece através da "mão de obra" de indivíduos olhados pela Lei como menores, eu fico sabendo, através do contador José Balbino, que o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Rio Bonito está com os dias contados. Segundo Balbino, que integra o comando do Conseg, a principal razão para o desaparecimento desse Conselho é a "ausência das pessoas".

A cidade de Rio Bonito que se apresenta no Conselho de Segurança é tranquila, pacata e não sofre com roubos e assaltos. A população não comparece, não reivindica, não denuncia e não participa do Conseg, para que através dos seus testemunhos, as autoridades se sintam pressionadas a tomar decisões no sentido de oferecer Segurança. 

Aliás, se as pessoas não comparecem é porque está tudo certo! Ao que parece que é mais confortável ficar choramingando no Facebook, um ótimo canal de informação, mas que nunca será um Fórum legítimo para se tomar decisões sobre esse e qualquer outro tema.

Por outro lado, a ausência do 1º setor (representantes do governo) nas reuniões de qualquer Conselho, entre eles o Conseg, mostra que os governos ficam satisfeitos quando esses mecanismos de representatividade popular não funcionam na sua plenitude, sobretudo quando eles são apenas consultivos e não deliberativos.

Se eu acho estranho tudo isso? De forma alguma! Vejo com naturalidade. Não é possível ser diferente disso, quando a sociedade é composta em sua esmagadora maioria por gente de espírito colonizado; e liderada por políticos que são verdadeiros senhores feudais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário