quinta-feira, 23 de março de 2017

Aprovados recursos para o Pelc e creche Nossa Senhora da Conceição

Flávio Azevedo
A Câmara de Vereadores aprovou nessa quinta-feira (23/03) duas mensagens importantes para o município. A primeira foi referente ao Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), que está com as atividades paralisadas, porque desde janeiro os oficineiros e equipe pedagógica do programa (iniciado em outubro de 2016); estão sem receber os salários. Também foi aprovada durante a sessão, Mensagem do Executivo que pedia autorização Legislativa para oferecer subvenção de R$ 30 mil para a Creche Nossa Senhora da Conceição, no bairro Caixa D'Água. Por conta de falta de recursos, a unidade, que atende mais de 100 crianças, ainda não havia retomado as suas atividades em 2017, o que prejudica inúmeras famílias riobonitenses.

Durante as discussões que envolveram a aprovação das Mensagens, os vereadores rechaçaram o título de “oposição”, por conta da fiscalização mais firme que a Câmara tem exercido sobre o poder Executivo. O presidente da Casa, vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (PMDB); destacou que os vereadores estão cumprindo o seu papel de fiscalizar, “mas de maneira alguma iremos votar contra aquilo que é de interesse da população”. Reis destacou que a Mensagem chegou à Câmara na última terça-feira (21/03) e já estava sendo apreciada antes do prazo regimental (15 a 45 dias), “porque o objetivo da Câmara é sempre fazer o melhor para o município”.

O vereador Humberto Belgues (PSL) criticou a forma como a Mensagem foi enviada a Câmara Municipal e afirma que é nítida a intenção do poder Executivo tentar jogar a população contra a Câmara de Vereadores.
– O poder Executivo se perde lá embaixo e depois joga a culpa no Legislativo! Isso é inaceitável! O dinheiro do Pelc está na conta desde janeiro e o poder Executivo já deveria ter mandado essa Mensagem para a Casa. As pessoas trabalharam e não tem nada com isso, mas vamos, a partir de agora, cumprir os prazos regimentais – disso Humberto.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Bonito.
O vereador Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches, esclareceu ser favorável a Mensagem, mas destacou o seu posicionamento contrário a Emenda Legislativa feita a pela Mesa Diretora. Sobre a mensagem da Creche Nossa Senhora da Conceição, o vereador Edilon de Souza Ferreira, o Dilon de Boa Esperança (PSC); apelou para que os colegas fossem favoráveis.
– Dias atrás eu estive com o ex-vereador, Aissar Elias; no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) e ele falava da importância da Creche Nossa Senhora da Conceição para as famílias riobonitenses. Ele pediu o nosso apoio e certamente nós iremos aprovar esse recurso que é importante a instituição – frisou Dilon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário