domingo, 19 de março de 2017

A carne é fraca!

Flávio Azevedo
Eu tenho 42 anos e nunca comi carne. Nem frango, nem peixe ou qualquer outro fruto do mar! "Por que?". Meus pais me criaram assim e assim fiquei. Sou “ovolactovegetariano”, uma dieta que, além dos alimentos vegetais, a pessoa come ovos, leite e outros derivados alimentícios de origem animal. Todas as vezes que eu revelo ser vegetariano, sempre tem um sabido que pergunta: “mas você come o que?”. Eu nunca disse isso, mas essa pergunta me irrita bastante por duas razões: primeiro que comer carne é vício, sobretudo se você, para ficar satisfeito, tem que ver um pedaço de carne no canto do prato. Segundo, que o universo de opções além do alimento animal é muito extenso!

Não satisfeito e mesmo diante das minhas explicações (eu sempre estudei a minha dieta), o curioso carnívoro insiste: “mas você como puro?”. Esse questionamento me irrita mais um pouco e respondo que “não considero comer puro quando na mesa eu vejo feijão, arroz, macarrão, saladas, croquetes, assados, bolinhos etc.”. Considero comer puro um prato com apenas feijão e arroz, que eu acho ótimo!

Eu estou acompanhando as reportagens sobre essa picaretagem das empresas e frigoríficos que abastecem de carne a mesa dos brasileiros. Pensei, analisei e cheguei a conclusão que eu, “o vegetariano tonto”, nunca comi puro. Quem come puro são os meus amigos que precisam ter um ‘sargadelo’ de péssima procedência no canto do prato. Como que o mundo dá voltas!

Eu nunca fiz esse tipo de campanha, mas acho que está na hora de dizer: “coma menos carne (ou nenhuma), use mais frutas, legumes, verduras e sejamos mais felizes e sem tantos riscos”! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário