terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A Formiga Tucandeira

Flávio Azevedo
Hoje eu fiz uma postagem falando sobre a “formiga tucandeira” e vi que muita gente, apesar de conhecer os efeitos dessa formiga, não sabe que ela é mais perigosa do Brasil. Segundo as minhas pesquisas, ele não tem veneno capaz de matar, mas sua picada pode fazer a pessoa desmaiar de dor.

Um ritual indígena macabro usa estas formigas para testar a valentia dos meninos. O ritual, que pode ser visto entre os índios Mawés, é uma espécie de passagem para a idade adulta. O indígena, com cerca de 14 anos, tem a sua mão colocada dentro de uma luva cheia dessas formigas. Ele precisa suportar a dor. Só os jovens que resistem à prova são tidos como emancipados e aptos para o casamento.

Em Rio Bonito, há cerca de 30 anos as pessoas lidam com “formiga tucandeira”. Aos 16 anos, o riobonitense recebe a picada da “Tucandeira”, que se manifesta de três maneiras: o indivíduo picado passa a ter horror de política e se afasta do meio, ele pode desenvolver aversão ao inseto; ou pode simplesmente desenvolver uma paixão tão doentia pela tucandeira, que ele não consegue perceber os efeitos do seu veneno. #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário