quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Indignação e muito calor na “fila da vergonha” em Rio Bonito

Flávio Azevedo
Muita reclamação e indignação na "fila da vergonha" formada por pessoas que no último dia de devolução da taxa de inscrição do "concurso da vergonha" (28/12) esperavam os procedimentos protocolares para rever o dinheiro. O expediente foi encerrado às 16h, mas quem estava na fila foi atendido. Por volta das 18h as últimas pessoas estavam sendo atendidas. Sem dúvida, esse é um dos últimos capítulos da novela "Governo Solange-2012/2016", seguramente o pior da história recente de Rio Bonito.

O Edital que trata da devolução dos recursos define que o dinheiro da inscrição será devolvido em 30 dias a partir de 20/12/2016. A orientação que a equipe de atendimento oferecia ao público, inclusive, para quem chegava depois das 16h, é que esse prazo termina, na verdade, em 20 de janeiro. Segundo a equipe da Prefeitura que atuava no local, “nesses oito dias o governo tentou dar o máximo de celeridade a devolução do dinheiro e a demora aconteceu, porque era preciso respeitar uma série de orientações jurídicas”.

Na fila, porém, composta por pessoas indignadas e que enfrentavam alta temperatura e um prédio da Prefeitura sem ventilação e muito abafado, o clima era de revolta.
– Essa foi uma maneira deles fazerem as pessoas desistirem de pegar o dinheiro, porque muita gente trabalha, o dia está muito quente, aqui não tem uma água para que nós possamos beber e muita gente vai embora e desiste – disse o pai de um jovem que esperava na fila, acrescentando que “além da falta de respeito com os candidatos, principalmente quem passou de forma decente no concurso, ainda tem essa humilhação de ficar esperando horas para conseguir pegar o dinheiro que é nosso”.

Apesar da indignação, quando a câmera e os gravadores estão ligados boa parte do descontentamento desaparece e geralmente o silêncio e sorriso amarelo é a resposta para as perguntas. Apenas o seu Roberto, morador de Tanguá, conversou mais tempo com a nossa reportagem. O Edital que versa sobre a devolução da taxa de inscrição do concurso diz que são 30 dias a partir de 20/12 para a pessoa buscar o dinheiro da taxa de inscrição. No local, a equipe da Prefeitura informava que o prazo de devolução se estenderá até 20/01/2017, “mas como a partir de janeiro começa um novo governo, não temos ideia de como essa questão será tratada por eles”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário