sábado, 12 de novembro de 2016

Rio Bonito Atlético Clube inaugura Ginásio Antônio Figueiredo

Flávio Azevedo

Com a notícia do falecimento do desportista Antônio Figueiredo, ocorrido nesse sábado (12/11), a nossa reportagem volta 10 anos no tempo para falar da inauguração do Ginásio Antônio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube (RBAC), evento marcante que aconteceu na noite de 29 de junho de 2006. O clube era liderado pelo desportista, Paulo Gustavo Brandão Moraes, o popular Paulinho. Junto da esposa (Dona Déa) e demais familiares, o homenageado era só alegria. Questionado sobre a homenagem, ele classificou como “reconhecimento ao que ele fez pelo RBAC”.

Aquela era uma das primeiras de muitas coberturas do jornalista Flávio Azevedo, que atuava no tradicional jornal Folha da Terra, onde começou a carreira de jornalista. A seguir trechos da reportagem que contou a história de um dos eventos mais importantes da trajetória do RBAC, que naquele ano completou 55 anos de fundação (07/05). Um das presenças era a deputada estadual, Georgette Vidor, comandante do projeto “Qualivida – Esporte Para Todos”, à época em atividade no RBAC. 

O desportista, Antônio Figueiredo no momento do descerramento da placa na inauguração do Ginásio que ganhou o seu nome.
Um clima de nostalgia e saudosismo marcou a inauguração do novo Ginásio Poliesportivo do Rio Bonito Atlético Clube, que reuniu cerca de 300 pessoas, entre diretores, associados, desportistas e autoridades, na noite da última quinta-feira (29/06). A nova área de lazer do clube recebeu o nome do desportista Antônio Figueiredo, uma homenagem da diretoria a um dos nomes mais atuantes na história do alvianil. 

O presidente do RBAC, Paulo Moraes, falou da sua felicidade de transformar em realidade um sonho de toda a sua diretoria. “É uma alegria imensa entregar essa obra aos associados e a população de Rio Bonito, no meu segundo mandato”. Ao falar sobre o nome escolhido para o ginásio, o presidente acrescentou que “Figueiredo é um grande colaborador do RBAC, pois o clube esteve tão presente na vida dele quanto a sua família”. O presidente fez questão de agradecer a todos os parceiros que tornaram possível a realização do projeto e homenageou com uma placa alguns colaboradores e funcionários que se destacaram no clube desde a sua fundação. 
Em 1º/08/2010, por ocasião da inauguração do Espaço Gourmet e Playground, José Ferreira Cardoso (D), ao lado de Tácio Corrêa e Dona Déa (esposa).
Já o homenageado Antônio Figueiredo, afirmou se sentir realizado com o reconhecimento do seu trabalho. “Eu não esperava conseguir ainda em vida ver a concretização desse projeto. No início da vida do clube, nós fazíamos ‘vaquinha’ pra adquirir a roupa dos atletas”, disse Figueiredo, muito emocionado, e recebendo em todo momento os cumprimentos dos amigos. 

Figueiredo, que já presidiu o clube várias vezes, também fez questão de lembrar nomes que, assim como ele, marcaram a história do clube, como o ex-presidente e um dos fundadores do RBAC, José Alves Ventura (representado pelo filho Fernando Ventura); e o ex-presidente, Dionísio de Sá Leones, que segundo Figueiredo, foi a pessoa que tornou possível o sonho da compra do terreno onde hoje o clube está localizado. Uma placa comemorativa foi entregue a Antônio Figueiredo pelos desportistas, Marinoni Nicolau, Herbert Pacheco Martins e Otaci Moraes, que fizeram parte do time tetracampeão Riobonitense (1962 a 1966), do qual Figueiredo era o técnico. 

O novo ginásio 

O Ginásio Poliesportivo Antônio Figueiredo teve suas obras iniciadas há cerca de dois anos. Com 1.680m² de área construída, ele possui uma quadra com dimensões oficiais (33x22) com piso de marmorite, arquibancadas com capacidade para recebe 1, 2 mil pessoas, quatro vestiários, dois banheiros e um bar, além de um palco para shows com 96m². A novidade é o primeiro placar eletrônico da cidade, que vai permitir aos torcedores acompanhar o andamento dos jogos com mais rapidez. A obra, orçada em R$ 800 mil, foi toda custeada com recursos próprios, incluindo o dinheiro da venda de um terreno no centro da cidade. 

No dia 30 de junho, às 19h, uma missa de Ação de Graças foi recebida no Ginásio Antônio Figueiredo e no 01/07, entre 9h e 12h, o ginásio promoveu jogos de Futsal e Handebol entre equipes do RBAC.
Onde estivesse, Antônio Figueiredo logo era cercado de amigos. Nessa imagem, também do evento de 1º/08/2010, ele aparece ao lado de José Cardoso, o popular "Mamola" (D); Simonides, Eduardo Balbino e Luciano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário