quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Prefeito Valber diz que é preciso planejar para governar em tempos de crise

Flávio Azevedo
A nossa reportagem entrevistou nessa terça-feira (15/11), o prefeito de Tanguá, Válber Marcelo (PTB). O papo com o chefe do poder Executivo tanguaense aconteceu ao final da Sessão Solene do poder Legislativo, solenidade realizada na Sala Ana Maria Gac, no Teatro Municipal de Tanguá. O prefeito respondeu questionamentos sobre os 21 anos de Tanguá, as suas expectativas para mais um mandato a frente da Prefeitura de Tanguá; e comentou a diferença de uma gestão voltada para a reeleição e uma gestão voltada para fazer o sucessor do prefeito.

O jornalista Flávio Azevedo também pediu que o prefeito analisasse a renovação da Câmara de Vereadores, que recebeu 10 novos parlamentares. O chefe do Executivo tanguaense também foi questionado sobre o que tem feito para cumprir compromissos com servidores municipais e fornecedores, quando os municípios limítrofes não estão tendo a mesma eficiência e culpam a crise, que parece não ser tão predadora em Tanguá.
O prefeito Válber Marcelo fazendo seu pronunciamento durante a sessão Solene do Legislativo tanguaense.
Segundo economistas, 2017 é um ano em que a crise irá permanecer. Questionado sobre as estratégias que vai adotar para enfrentar essa realidade, o prefeito diz que pretende diminuir o número de Secretarias Municipais. Por conta dos problemas estruturais dos municípios vizinhos (Rio Bonito e Itaboraí), a Saúde de Tanguá está sobrecarregada de munícipes vizinhos. Questionado sobre essa inversão de caminho, uma vez que historicamente o tanguaense sempre procurou atendimento médico em Rio Bonito e Itaboraí, o prefeito diz que por conta do planejamento o município tem suportado essa sobrecarga.

Questionado a respeito da crise no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) e como Tanguá poderia contribuir com essa importante unidade de Saúde regional, ele explica que juridicamente ele não pode fazer muito pelo HRDV, mas revela que ajuda o HRDV de maneira indireta e com aquilo que não tenha impedimento jurídico. “É uma questão que precisa ser conversada com o governo do Estado, que infelizmente está nessa situação econômica triste e preocupante”.

O prefeito também falou sobre os efeitos das chuvas do último sábado (12/11), que resultou numa série de prejuízos estruturais ao município e deixou várias famílias desalojadas. “A nossa equipe esteve muito empenhada no socorro dessas pessoas”. O chefe do Executivo aproveitou para ressaltar a importância das igrejas, dos voluntários que apoiaram as equipes da Prefeitura no socorro aos desalojados e frisou que a Prefeitura está trabalhando ações que amenizem os impactos das chuvas de verão que se aproximam. Na oportunidade, ele aproveitou para deixar uma mensagem de esperança para a população tanguaense.

Concluindo, o prefeito ressaltou a importância do Grupo de Mídias O TEMPO e das atividades do jornalista, Flávio Azevedo, segundo o prefeito, um trabalho que tem trabalhado para toda Região Metropolitana através das coberturas e abordagem de assuntos relevantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário