sábado, 4 de junho de 2016

Morre Muhammad Ali um dos maiores de todos os tempos

Flávio Azevedo 
Muhammad Ali enfrenta Richard Dunn luta pelo título mundial em Munique 1976 (Foto: Reuters)
O mundo perde um dos maiores desportistas de todos os tempos: a lenda, o mito, o fenomenal boxeador, Muhammad Ali. Aos 74 anos, o ex-campeão mundial dos pesos-pesados sucumbiu diante de um adversário com quem lutava há 32 anos, o Mal de Parkinson. A morte de Ali aconteceu no fim da noite desta sexta-feira (03/06) nos Estados Unidos. Muhammad Ali deixa o seu nome gravado na história do esporte, seja pelo homem que foi, seja pelo histórico de 57 vitórias, sendo 37 delas por nocaute. Ao longo da carreira só foi derrotado em cinco oportunidades.

Ao nascer, no Kentucky-EUA, foi batizando como Cassius Marcellus Clay Jr. Os primeiros socos foram dados aos 12 anos, em 1954. O ingresso do futuro campeão no Box ocorreu quando teve a sua bicicleta roubada. Ao com encontrar o policial Joe Martin, que também era treinador de boxe, disse que daria uma surra no ladrão. O policial respondeu que “antes disso, é melhor você aprender a boxear”. O menino não perdeu tempo e em seis meses de treino venceu a primeira luta de boxe.

O ativista Muhammad Ali começa a nascer quando o ainda “Cassius Clay” tinha 18 anos. Ele conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, na categoria meio-pesado e retornou aos EUA aclamado. Embora tenha sido recebido com grande festa na sua cidade-natal, ao entrar num restaurante cheio de brancos e pedir um hambúrguer, o funcionário não quis servi-lo. “Sou Cassius Clay, campeão olímpico”, explicou, mas de nada adiantou. Enfurecido ele jogou a medalha olímpica que conquistou no Rio Ohio.

Em 1964, já campeão mundial dos pesos-pesados, ele se aliou a Malcom X, defensor do nacionalismo negro e anunciou ter se convertido ao islamismo, quando mudou o nome para Muhammad Ali. Em 1967 ele se envolveu em outra polêmica: se recusou a servir o exército americano na Guerra do Vietnã e ainda criticou o envio de militares ao conflito com os vietcongues. Por conta disso ele perdeu o título mundial e ficou afastado do boxe por três anos. 
Ali nocauteia George Foreman e vence a Luta do Século (Foto: Agência AP)
A luta épica que fez foi em 30 de outubro de 1974. Ele desafiou George Foreman com o objetivo de recuperar o posto de número 1 do mundo. O confronto aconteceu Kinshasa, antigo Zaire, hoje República Democrática do Congo. A luta foi decidida em oito rounds e Muhammad Ali levava uma surra do jovem Foreman. O gigante Ali não se abalou. Apesar da surra, contava com o apoio da torcida africana e ainda provocava Foreman. Para surpresa de todos, no ele derrubou o oponente com um potente golpe e venceu, por nocaute, a "Luta do Século".

Outras lutas com contornos hollywoodianos ocorreram em 1975, quando derrotou Joe Frazier; o confronto com Leon Spinks, que venceu Ali, mas foi derrotado na revanche sete meses depois (1978); até anunciar a sua aposentadoria em 1979. O campeão retornou aos ringues em mais duas oportunidades, mas perdeu para Larry Holmes em 1980 e para Trevor Berbick em 1981. Decidiu parar em definitivo.

Em 1984 o mundo descobriu que Muhammad Ali sofria do Mal de Parkinson. Ele aproveitou a sua fama para ajudar nas pesquisas que buscavam a cura da doença, inclusive fazendo tratamento com células tronco. Mesmo doente, rodou o mundo, teve encontros com líderes políticos, fez ações beneficentes pelo mundo, sempre levando sua mensagem de paz e igualdade.  Em 1996 ele acendeu a pira dos Jogos Olímpicos de Atlanta e foi presenteado com uma réplica da medalha olímpica que jogou fora em 1960. Em 2005, desembolsou milhões para construir o Muhammad Ali Center, em Louisville, um centro cultural com atividades para inspirar crianças e adultos e perpetuar os seus princípios.

Frases

O enorme legado que Muhammad Ali ou Cassius Clay deixou pode ser representado por algumas de suas frases inspiradoras.
“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão”.

“Aquele que não tem coragem suficiente para aceitar riscos, não irá conquistar nada na vida”.

“Impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca que prefere viver no mundo como está em vez de usar o poder que tem para mudá-lo. Impossível não é um fato, é uma opinião. Impossível não é uma declaração, é um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário”.

“Quanto mais nós ajudamos os outros, mas nós ajudamos a nós mesmos”.

“Se minha mente pode conceber isso e meu coração pode acreditar, então eu posso alcançar isso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário