quarta-feira, 11 de maio de 2016

Assalto no interior de Rio Bonito e insegurança tem uma razão

Flávio Azevedo
Há alguns anos eu venho apontando o desamparo do morador do interior de Rio Bonito no quesito Segurança. Regularmente propriedades rurais são assaltadas e nem sempre o Registro é feito, porque as pessoas tem medo. O deputado estadual, Paulo Melo, que tem um sítio em Lavras, é um dos que já teve a sua propriedade visitada por esses ladrões. A polícia já prendeu várias quadrilhas especializadas nessa modalidade de crime. Mas se a Polícia trabalha, as autoridades políticas estão inertes e preferem culpar a mídia e parte da população pelo que está acontecendo.

No último sábado (07/05), por exemplo, uma espécie de “arrastão” aconteceu na localidade da Viçosa. Segundo fontes, um conjunto de casas foi visitada por marginais, pessoas foram machucadas (tem gente hospitalizada), mas a Polícia Militar foi avisada, compareceu, atuou e até onde eu sei os ladrões foram presos.

Esse caso retrata com precisão o que há anos eu tenho dito. O efetivo policial em Rio Bonito é pequeno, mas os que atuam por aqui não fogem a luta. Não se pode culpar a Polícia pela insegurança, quando as iniciativas que se esperam devem partir do agente político, que deveria usar a influência e o cargo que ocupa para buscar melhorias. Entretanto, eles preferem seguir com a ladainha de que "a cidade está uma maravilha e que a mídia está alarmando a população".

Algumas perguntas para a reflexão:

*Interessa a quem a insegurança?
*Por que ela aumenta em período eleitoral?
*Quem lucra com a vagabundagem?
*Por que os marginais, quando são presos, são liberados antes dos policiais que os prenderam?

*Você sabia que Rio Bonito é uma das poucas cidades do Brasil, onde o índice de uso de cocaína é muito maior que o de maconha? O que significa isso? Você sabia que a cocaína é uma droga muito mais cara que a maconha? O que essa liderança riobonitense no consumo de cocaína sinaliza para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário