sábado, 27 de fevereiro de 2016

Transporte Universitário segue aos trancos e barrancos em Rio Bonito

“Operários da Arte”, um título que em 2013 foi dado ao ônibus da Educação destinado a Secretaria Municipal de Cultura. Essa nomenclatura representa bem os nossos universitários, que precisam ser “artistas” para aturar o atual momento dessa prestação de serviço em Rio Bonito. Nessa segunda-feira (16/02), ainda sem a carga máxima de alunos, o serviço até ia bem, até que a chuva chegou para mostrar que a manutenção anunciada pode ter acontecido, mas esqueceram de calafetar os buracos por onde a chuva entra e molha os estudantes.

O transporte dos universitários nos ônibus rurais, que devem atender os alunos do Ensino Fundamental, é uma piada com a Educação de Rio Bonito. Se levarmos em conta que esse setor movimenta anualmente um Orçamento da ordem de R$ 40 milhões, a palavra piada acaba sendo trocada por “sacanagem”. Segundo fontes, em 2015 cerca de 1,3 mil alunos usavam o serviço. Em 2016, cerca de 650 já renovaram a carteira para usar o transporte. “E os calouros ainda não estão nessa contagem”, lembrou a nossa fonte.

Na manhã também dessa segunda-feira, o ônibus apelidado de “guaravita” apresentou problemas mecânicos na altura de Manilha, próximo ao pedágio, e não seguiu viagem. Os alunos tiveram que seguir em ônibus de carreira. A revolta dos estudantes era geral. Eles também temem que esse cenário seja constante ao longo de 2016, porque cada vez fica mais difícil acreditar que o contrato de locação com a Rio Lagos, que transportou os alunos nos últimos dois anos, será renovado.
– Sem os ônibus rodoviários da Rio Lagos nós ficaremos a mercê desses amarelinhos e dos guaravitas, que nós sabemos não estarem mais aguentando circular no ritmo que exige o transporte universitário. Eles estão trabalhando há 10 anos. Rodar dentro do município, de um bairro para o outro, tudo bem! Mas esses carros não vão suportar viagens para Niterói e São Gonçalo, às vezes, três vezes ao dia. É uma situação muito complicada e não temos a quem recorrer, porque não somos ouvidos, os estudantes são desunidos e quem poderia estar conosco nessa luta tem rabo preso com a prefeita – comentou uma universitária, que pede para a sua identidade não ser revelada, “exatamente pela questão do rabo preso, porque eu sou um deles e fico com medo de falar abertamente e perder o meu emprego ou ficar prejudicado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário