sábado, 9 de janeiro de 2016

Limpeza urbana deixa a desejar e dengue preocupa riobonitenses

Flávio Azevedo
O lixo que se acumula na Travessa Carvalho está tomando toda a extenção da Travessa.
Em tempos de dengue e muita gente preocupada com os problemas que giram ao entorno da doença, é necessário lembrar que a responsabilidade do combate ao Aedes Aegypti é uma responsabilidade de todos. Sociedade e governo devem estar juntos nessa missão, mas o protagonismo é do governo, que não tem feito a sua parte.

Em Rio Bonito, por exemplo, a gestão municipal tem deixado a desejar, sobretudo no quesito Saúde preventiva e as técnicas de higiene e profilaxia. Em várias ruas de todos os bairros, o lixo, os entulhos e restos de podas de árvores se acumulam. A população, com razão, está preocupada, com medo e indignada.

A dengue e as novas doenças que chegam a reboque dela (Zika e Chikungunya) têm deixado alarmadas, grávidas e mamães, sobretudo as progenitoras de crianças na primeira infância. As portas de emergência do município (HRDV e UPA) estão lotadas, mas o governo, por culpa da sua própria ineficiência, não consegue conquistar a parceria da população nessa batalha.
A nossa reportagem percorreu ruas, prédios públicos abandonados (antigo Posto Amir Branco) e descobriu cenários de guerra. Na Travessa Carvalho, na Serra do Sambê, o monturo de entulho no fim da rua é do conhecimento da Prefeitura, mas segundo o morador Isaias Siqueira, há três meses ninguém comparece ao local. Até a Rua Wilson Kleber Moreira, onde reside a prefeita Solange Almeida (PMDB) o se acumula. O mesmo cenário na rua seguinte, a Valter Pereira Senra.

Na Av. Santos Dumont e na Serra do Sambê também tem entulho. Nos acessos a Serra, pelas Ten. Cel. José Marinho e José Miranda da Motta, as montanhas de entulho e lixo se destacam. A Trav. Eugênio Cândido do Nascimento é uma das mais sujas e a esquina da Oscar Nunes com a José Miranda da Motta oferece um visual medonho. O desleixo está presente em vários outros pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário