sábado, 31 de outubro de 2015

Lembranças da minha infância na Serra do Sambê

Flávio Azevedo

O prédio da antiga escola da Serra do Sambê segue de pé.
Nesse prédio funcionou a antiga Escola Serra do Sambê, onde estudou o meu pai, e uma infinidade de meninos da geração dele. A escola funcionou nesse ponto na década de 40 e 50. A escola foi transferida para um espaço mais abaixo, onde funciona até hoje. No local da antiga escola, onde também existia um depósito de banana, mora o sertanejo José Riscado da Mota, popularmente conhecido como Zico, filho de Seu Herculano e D. Alaíde, casal que eu conheci bastante nos meus tempos de criança sempre morando nesse espaço (já faleceram).

No último sábado (24/10), eu passei por lá e conversei um pouco com Zico, que aos 70 anos, parece um menino, pois segue cheio de vitalidade e disposição para o trabalho e suas atividades. Ele me apresentou os seus criadouros de peixe, falou sobre questões envolvendo a natureza e o Meio Ambiente. Por conta da carga de lembranças que essa reportagem me proporciona, eu me emocionei. Nas proximidades dessas terras, os meus avós (materno e paterno) tiveram propriedades onde passei parte da minha infância.

Literalmente, o dito popular “esse é o caminho da minha roça” acaba se tornando uma realidade quando eu volto a esse lugar.

A reportagem pode ser acessada na minha página aqui no Facebook e no canal do jornal O Tempo, no YouTube, no link a seguir: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário