segunda-feira, 20 de julho de 2015

Prefeitura de Rio Bonito anuncia calote nos profissionais de Educação

Flávio Azevedo 
Diante do impacto orçamentário nos cofres municipais, a Prefeitura de Rio Bonito está ingressando na Justiça para não pagar o piso nacional aos profissionais de Educação. O direito está garantido pela Lei 2069 de 2015 que foi promulgada pela Câmara de Vereadores e publicada no último dia 20 de junho. Usando essa jurisprudência e a mesma argumentação (estou sem grana para cumprir com as minhas responsabilidades), eu também vou recorrer a Justiça para garantir o direito de não pagar o IPTU. Será que o veredito será a meu favor?

Fecho essa reflexão fazendo três simples perguntas que ninguém consegue me responder:

1) Por que a Prefeitura pode contratar funcionários sem assinar Carteira de Trabalho e garantir direitos trabalhistas, quando o empresário, que realmente gera riqueza e emprego, não pode? Se o empresário quiser fazer um processo seletivo e contratar funcionários sem pagar 13º, FGTS, INSS etc., ele pode?

2) Por que a Prefeitura pode se recusar a pagar o piso nacional dos profissionais de Educação, um direito da categoria; e o empresário não pode fugir do salário que os sindicatos de categoria determinam?

3) Não seria interessante a Prefeitura respeitar os seus colaboradores e funcionários para ser exemplo para a iniciativa privada, onde ainda encontramos negligência aos direitos trabalhistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário