terça-feira, 14 de julho de 2015

Centenário do Palhaço Carequinha será sem brilho em Rio Bonito

Flávio Azevedo 
Estivesse entre nós, George Savalla Gomes, o saudoso “Palhaço Carequinha”, um dos filhos mais ilustres de Rio Bonito, estaria completando 100 anos no próximo sábado (18/07). Carequinha nasceu em Rio Bonito em 18 de julho de 1915 e faleceu em São Gonçalo, em 05 de abril de 2006, aos 90 anos. Em São Gonçalo, o nome de Carequinha foi dado ao Teatro Municipal da cidade.

Em Niterói, a Sala Carlos Couto, no Teatro Municipal de Niterói, promove desde o último dia 02 de julho, uma exposição que recebeu o nome de “Homenagem ao Centenário do Palhaço Carequinha”. Nesse evento, através de fotografias, discos de vinil e DVD’s, é contada a história desse personagem que foi um ícone do circo brasileiro. A exposição estará em cartaz até o dia 28 de agosto e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 18h; e aos sábados e domingos, das 15h às 18h.

E em Rio Bonito, cidade natal de Carequinha? Qual a movimentação pelo seu centenário? Bem, até aqui eu só tenho notícias de um pequeno evento que será promovido pelos integrantes do Grupo de Serenata Lua Branca, que receberá amigos para uma seresta na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense, na noite da próxima sexta-feira (17/07), dia que antecede o centenário de Carequinha.

Enfim, o dia daquele que tanto promoveu alegria será de tristeza, sobretudo por entendermos que, hoje, não existe interesse Oficial para a preservação da memória de nossas raízes, dos nossos ícones e grandes vultos. Uma pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário