sábado, 6 de junho de 2015

Desafio do Flávio Azevedo


Na última quarta-feira (03/06), na quadra do Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça, na Mangueirinha, eu acompanhei a assembleia da prefeita Solange Almeida (PMDB) com os professores da rede municipal de Educação. Na oportunidade, eu ouvi inúmeras vezes a chefe do poder Executivo reclamar que durante a gestão que a antecedeu, os profissionais de Educação não fizeram nenhum movimento por melhorias salariais, por melhores condições de trabalho, por valorização profissional, por recuperação de escolas que já estavam sucateadas, por uma merenda melhor para os alunos, entre outras alfinetadas que, logicamente, foram direcionadas aos lideres grevistas que integravam a gestão anterior.

O que se percebe é que os representantes da máquina governamental não entendem determinadas situações... Ou se fazem de tolos. É claro que quem está dentro da máquina não vai fazer protesto contra o governo em que participa. Isso é claro! Só não vê isso quem não quer. Vejo muito comentário, também nas ruas, nos corredores da Prefeitura, criticando o fato de que quando determinadas pessoas participavam do staff da gestão anterior não faziam protestos, não faziam greve. Mas isso é óbvio!

Parece que eles esqueceram um detalhe: é que na gestão anterior, quem fazia parte da máquina opositora, inclusive, cobrando as mesmíssimas melhorias, hoje está no governo e também silenciou. E detalhe: caso a gestão municipal volte a trocar de mãos, eu não ficarei surpreso se os silenciosos de hoje voltarem a fazer barulho; e os barulhentos de hoje, voltarem a silenciar. Gente... É assim que funciona e não é de hoje.

Inclusive, o governo municipal tem no seu staff, uma experimentada líder sindical, que muito poderia estar colaborando com o movimento de greve, se ela estivesse do outro lado do balcão. Pergunto: por que a mandatária não libera essa líder sindical para engrossar as fileiras do movimento de greve? Aí sim poderiam criticar os integrantes da gestão passada que não lutaram por melhorias.

Por isso, eu lanço aqui o meu desafio! Faça isso prefeita! Convoque uma reunião com todas as diretoras das escolas municipais... Chame todos os contratados que prestam serviço para a Educação... E gentilmente avise que eles estão liberados para protestar por melhores salários, condições dignas de trabalho, fazer greve, e diga que eles podem ficar tranquilos, porque ninguém vai perder o cargo dentro do governo. Se fizer isso, eu estarei aqui batendo palmas e aceitando as críticas direcionadas a galera que atuou na gestão anterior e não se manifestou.

Tem coragem? Está lançado o desafio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário