terça-feira, 23 de junho de 2015

Aos 18 anos já foi preso 16 vezes...

Flávio Azevedo 
O jornal Folha da Terra trás uma notícia curiosa e triste. A história confirma um cenário perverso que há anos está identificado, mas nunca é corrigido. A reportagem conta um trechinho da história de Jeovani Veloso, que foi preso na última quinta-feira (18/09), por policiais militares de Rio Bonito. Ponto para a Polícia! Todavia, chama a nossa atenção, o fato de Jeovani ter 18 anos e já contabilizar 16 passagens pela Polícia. Segundo a matéria, a última prisão dele foi há cerca de três meses, em Itaboraí, por roubo de uma moto em Rio Bonito. E já estava na rua e fazendo a mesmíssima coisa!

Como eu tenho dito – para horror de poucos e alegria de muitos – a polícia está trabalhando, mas a Justiça, que atende orientações de Leis redigidas pelos engravatados de Brasília (existe interesse em manter a marginalidade atuando), está sempre devolvendo ao convívio social, pessoas que por não gostar de trabalhar seguem nessa atividade comercial chamada crime.

Até quando?

Eu gostaria de ressaltar que eu não culpo o Judiciário, porque por mais que esse poder seja problemático, ele só está seguindo a Lei que é escrita, como eu relatei anteriormente, pelos engravatados de Brasília. Penso que enquanto a sociedade não perceber que os pobres, os marginais e os desajustados, são olhados como máquina de captação de voto, esses problemas não vão acabar.

É claro que ninguém é pobre porque quer. Aliás, menos de 1% dos pobres estão na marginalidade. Mas a vagabundagem é uma escolha e no Brasil ela é estimulada. Sim, por aqui quem é vagabundo tem status. Tanto a vagabundagem é uma escolha, que tem muitos ricos por aí, pessoas abastadas, estudadas e de posição social elevada, que escolhem ser vagabundos (vejam o caso da Petrobras e da FIFA, entre outros).

Mau caratismo e bandidagem estão na essência, já vem no DNA. Portanto, deixemos os discursos bonitos e socialmente responsáveis de lado, porque não tem conserto. Até existe conserto, mas só pode ser feito por Papai e Mamãe lá na primeira infância. O problema é que Papai e Mamãe, atualmente, estão transferindo a responsabilidade, que é deles, para o Estado, que por interesses escusos não recusa essa responsabilidade que lhe é imposta, uma vez que essa aberração social é a possibilidade real de amealhar votos e permanecer no poder.

Em minha opinião, a deformidade social não corrigida na primeira infância não tem conserto, somente solução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário