sábado, 6 de junho de 2015

A má compreensão de uma informação ocorre por culpa do emissor ou do receptor?

Flávio Azevedo 
Um dos elementos mais estudados na Comunicação é o “ruído”, elemento responsável pela má interpretação da comunicação. Não precisa ser estudioso da matéria para perceber que o “ruído” é ainda mais problemático, quando o receptor da mensagem está distraído, desatento ou só presta atenção em determinado informe, quando o emissor já passou. Se o instrumento for móvel e trouxer informações faladas (propaganda volante, rádio, TV etc.) o "ruído" é inevitável. Nesse sábado (06/06), eu presenciei um episódio desses.

No Centro de Rio Bonito, enquanto um carro de propaganda volante anunciava que os profissionais de Educação estarão em greve na próxima segunda-feira (08/06), inclusive explicando as razões da greve; outro veículo anunciava que nesse domingo (07/06), às 8h, as Secretarias de Meio Ambiente e Esporte e Lazer, irão realizar uma caminhada ecológica. Os caminhantes sairão da Praça Fonseca Portela com destino ao Parque Municipal Vale Verde, no Green Valley, onde haverá plantio de árvores, distribuição de mudas e atividades.

Quando eu vi e ouvi os dois carros rodando num mesmo momento dando informações para o mesmo público que estava prestando atenção em outras coisas, eu sabia que ia dar bode. Não deu outra! Não demorou muito para o meu Facebook começar ser visitado com a seguinte pergunta: “é verdade que a prefeita está convidando as pessoas para uma reunião na pracinha, amanhã, para explicar porque os professores estão em greve?”.

Eu matei a xarada por três razões: a primeira, porque eu já conheço o riobonitense (somos fantasiosos); a segunda, porque eu já esperava; a terceira, porque os carros passaram muito depressa, uma das principais razões para o efeito “ruído” e a má compreensão de qualquer informação.

Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário