segunda-feira, 9 de março de 2015

Onde estão os candidatos a vereador que não se elegeram?

Flávio Azevedo 
Diante de inúmeros temas relacionados a política riobonitense, mudanças sociais e estruturais que a sociedade espera e não acontecem, eu sempre vejo as pessoas, sobretudo pré-candidatos ao cargo de vereador, criticando os atuais parlamentares. Eu concordo que alguns estão omissos, outros coniventes e há quem não tem condições de ocupar o cargo. Todavia, eu também pergunto: e os candidatos a vereador que participaram das eleições de 2012? Alguns nomes tiveram votação expressiva. Independente de fazerem parte do governo ou não, onde eles estão? O que fazem? O que dizem? O que pensam desse momento conturbado que Rio Bonito atravessa?

Alguns se limitam a ficar no Facebook observando as postagens. Outros nem isso. Há ainda aqueles que nem mídia social possui. Desse grupo, nós temos aqueles que estão fazendo parte do governo municipal, e exatamente desses nós esperávamos um pouco mais, exatamente por estarem dentro da máquina governamental. O argumento é que “a prefeita é centralizadora e não dá espaço”. Então por que continuar num governo que não permite você dar a sua contribuição? Por conta do salário? Não... Eu não quero acreditar nisso!

Por outro lado, não é difícil encontrar boa parte desses senhores nas esquinas da cidade criticando a postura dos atuais vereadores... Mas o que estão fazendo? Na qualidade de jornalista, eu participo ativamente da vida política do município e não vejo essas pessoas nas reuniões dos Conselhos Municipais, Agenda 21, assembleias que envolvam temas como Hospital Darcy Vargas, o comércio local, entre outros. Como esses candidatos me convencerão que eles são melhores que os atuais vereadores?

A seguir, eu vou disponibilizar os nomes mais votados no pleito de 2012. Eles tiveram mais de 400 votos e diante da expressiva votação que receberam poderiam estar contribuindo mais, independente de ter mandato. Veja os nomes:

Caneco: 1.105 votos;
Jorge Brandão: 900 votos;
Humberto Belgues: 848 votos;
Sandro Santana: 844;
Humberto Guarda: 777 votos;
Diorle: 674 votos;
Zé da Padaria: 662 votos;
Damião: 638 votos;
Fernando da Mata: 636 votos;
Saulo da Saúde: 615 votos;
Xeroca: 610 votos;
Rafael do Rio do Ouro: 548 votos;
Fernando Soares: 472 votos;
Paulinho Cavalinho: 472 votos;
Rogério Guedes: 465 votos;
Luiz Cláudio: 464 votos;
Edelir Negão: 447 votos;
Eduardo Soares: 408 votos.

Nesse grupo ainda tem o ex-vereador Maninho, que recebeu 560 votos, mas ele faleceu em novembro de 2014. A soma dos votos recebidos por esses 18 candidatos com os votos do vereador Maninho dá um total de 12.145 votos. Ou seja, tem ou não tem responsabilidade, com o seu eleitorado, esses candidatos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário