quinta-feira, 12 de março de 2015

A estratégia dos populistas é fragilizar a dignidade humana

Flávio Azevedo 
Gloria Álvarez é a face de um vídeo que não tem parado de circular pela Internet nas últimas semanas.
Se você nunca ouviu falar em Gloria Álvarez, certamente você já ouviu falar do populismo. Glória Álvares é uma jovem guatemalteca que impressionou o mundo ao participar do Parlamento Ibero Americano da Juventude em setembro de 2014. Cientista política, radialista e ativista em prol da democracia, direitos humanos e liberdade individual, ela apresentou a face obscura do populismo e a forma sórdida como ele conquista e enreda multidões mundo a fora.

Segundo ela, a primeira coisa que o populismo faz é desmantelar as instituições, pouco a pouco. E isso pode acontecer pela esquerda ou pela direita. As constituições são modificadas conforme os interesses corruptos. O populismo não veio por pura casualidade. Precisamos denunciar as suas atrocidades contra as instituições democráticas e mostrar o péssimo trabalho dos seus governos. Filósofos como Sócrates e Aristóteles observaram que a democracia, se destaca por três direitos fundamentais e inalienáveis: a vida, a liberdade e a propriedade. Esses três direitos precisam existir em cada um de nós, mas sem avançar sobre o direito do outro.

O populismo se aproveita das paixões, ilusões e ideais das pessoas, prometendo o impossível e aproveitando-se da miséria dos indivíduos. O populista quer te fazer acreditar que você está fora da razão e não pode tomar decisões. Ele descobre a sua necessidade, o seu ponto fraco e lhe concede favores em troca de um espírito servil.

Há três tipos de governo: monarquia, aristocracia e democracia. Quando os gregos observaram essas três formas de governo, eles perceberam que a República conseguia reunir esse trio: o monarca, na forma de presidente; a aristocracia, na forma de parlamento; e a democracia, como via de comunicação e equilíbrio desse modelo de sociedade. A República anula os vícios das três formas de governo para agrupá-las e formar uma instituição que o populismo, hoje, está destruindo.

Diante desse cenário, nós precisamos desmantelar o populismo através da tecnologia, ferramenta que se amplia a cada dia. O problema é que se a tecnologia evolui, a Educação segue estagnada. Por outro lado, os nossos parlamentos não trocam ideias; não debatem esses fenômenos e a ideologia perde importância. Já não há um respeito pelo argumento, porque ele opõe as mentiras e engodos da classe politica.

Os nossos lideres populistas anulam toda a razão, o argumento e estimula as paixões. Por isso, precisamos levantar uma paixão... Mas a paixão pela Educação, pela troca de ideias, pelo conhecimento, por pessoas que através desses instrumentos tenham poder. O populismo anula a dignidade humana fazendo a pessoa se achar incapaz de governar a sua própria vida. O individuo necessita que alguém faça por tudo por ele. Para o populista, quanto mais dependente melhor. Aliás, O POPULISMO AMA TANTO OS POBRES QUE OS MULTIPLICA. O populista multiplica a miséria para continuar recebendo o voto através de trocas materiais. O que fazer para superar essa postura exploratória e perversa que multiplica a miséria?

O fato de uma pessoa acumular riquezas não impede que outra também o faça. Todavia, para isso ocorrer com justiça precisamos de instituições firmes, segurança jurídica, respeito ao estado de direito e, sobretudo, resgatar, em nossos parlamentos e na sociedade, o respeito e a admiração pelo debate de ideias com argumentos, razão e lógica. Contudo, uma população que não têm acesso a Educação de qualidade não vai exigir debates que tenham lógica, argumentos e ela será facilmente manipulada.

A melhor ferramenta para combater esse cenário perverso são as redes sociais, a tecnologia e a comunicação. É importante vencer o populismo que se consolida através da pobreza, da ignorância e mantêm as pessoas submetidas à ilusão de que só os bens materiais são importantes. O populista e seus aliados aterrorizam os pobres com a ameaça de que eles terão perdas materiais se ele votar em outro.

Enfim, precisamos desmantelar o populismo, mas isso só será possível através da tecnologia e usando a República, o único sistema que de fato resgata as instituições, pois se baseia na razão, na lógica, no argumento e na troca de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário