quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Prova do processo seletivo da Educação gera polêmica e recebe críticas nas redes sociais

Flávio Azevedo 
A prova do processo seletivo na íntegra.
O conteúdo da prova aplicada no Processo Seletivo, promovido pela Prefeitura de Rio Bonito, para preencher vagas na Secretaria Municipal de Educação, nessa terça-feira (14/01), gerou polêmica e foi alvo de piada nas mídias sociais. Imagens de questões com questionamentos simplórios foram alvo de críticas e gracejos. Quem fez a prova reclamou que a avaliação estava muito fácil e foi igual para todos os níveis. “Uma... Vergonha mesmo, até os meus filhos... Prova dada... O que é isso?”, escreveu a internauta Aélia Nascimento, numa postagem em que aprecia a foto de uma das questões.
– Olha, isso é até motivo para rizadas e tal. Mas, seria cômico se não fosse trágico. Já imaginou o nível profissional dos funcionários públicos aprovados? É triste! Inclusive, até hoje vimos poucos funcionários públicos por Rio Bonito e outras Prefeituras da Região que realmente podemos considerar profissionais preparados. O reflexo o povo tem no atendimento ineficiente. Lamentável! – escreveu o internauta Wesley Toledo.

Questões

As três primeiras questões a prova do processo seletivo.
As questões abusaram da simplicidade e lembravam testes psicotécnicos. Na primeira, o candidato deveria identificar a reação do bonequinho que assiste filmes e de acordo com essa reação, o leitor do jornal fica sabendo se o filme é bom ou ruim. O bonequinho batia palmas. As alternativas eram Satisfeito, Triste, Faminto e Maluco. O conhecimento de Português também foi testado através da pergunta “qual o substantivo de Maria?”. As alternativas eram Próprio, Comum, Errado e Diferente. A terceira questão perguntou a naturalidade do músico local, Matheus Prevot (vencedor do último Festival da Canção). Uma bela homenagem a um dos grandes artistas riobonitenses. As opções, além da correta, eram Italiano, gaúcho e mineiro.

Na sequência, a bandeira de Rio Bonito precisava ser identificada entre às bandeiras do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Vasco da Gama. A outra questão mostra um relógio registrando 13h50min e o candidato tem que dizer a hora certa. Além da opção correta, também tinha as alternativas 5h, 4h50min e 2h. A última era a mais difícil, porque era uma grande pegadinha. A questão perguntava “quantos lados tem três triângulos?”. A pergunta é tão elementar, que muita gente acabou não atentando para o detalhe “três triângulos” (3x3) e acabou marcando a primeira alternativa (3), uma vez que as opções oferecidas eram 3, 6, 9 e 12.

Desconfiança 
As últimas três questões envolveu conhecimento de Geografia local e Matemática.
A lisura do processo seletivo acabou sendo posta em cheque por conta da facilidade. Declarações como a do internauta Guilherme Reis retratam essa desconfiança: “Totalmente farsa. Muitos passarão, mas só os "escolhidos" irão. Uma vergonha!”.  Ele acrescenta que “não existe concurso. Existe um falso processo, com auditoria e toda fiscalização da própria Prefeitura. Ou seja, eles aprovam e contrata quem querem, pois ninguém fiscaliza nada. Quem fez, sinto muito, mas as cartas estão marcadas".

Acompanha o pensamento de Guilherme, o internauta Alexandre Borges. Ele acrescenta que “mesmo prova tão fácil, só vão chamar quem eles querem... Carta marcada”. Ainda segundo Alexandre, a sua namorada já fez duas provas, foi aprovada nas duas oportunidades, fez a entrevista e não foi chamada.
– Disseram que não tinha vaga. O colégio perto da casa dela precisando de gente para a função, que ela tinha feito a prova; e depois colocaram na vaga, uma menina que nem prova fez – denunciou o internauta.

O fato de ter perdido os últimos dias estudando as matérias determinadas pelo Edital do processo seletivo, para depois não cair nada do que foi estudado, também irritou alguns internautas. É o caso de Ruthy Silva, que escreveu: “E a gente se matando para estudar todo aquele conteúdo do edital... Uma vergonha mesmo... Aaaffff”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário