quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Funcionários do Hospital Darcy Vargas entram em greve na próxima quinta-feira (22/01)

Flávio Azevedo 
Categoria adere a proposta de greve marcada para o próximo dia 22 de janeiro.
Com 20 anos de atraso os profissionais de enfermagem do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) de Rio Bonito decidiram, em assembleia convocada pelo Sindicato Intermunicipal de Técnicos e Auxiliares em Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (SINDTEA-RJ), que vão entrar em greve no próximo dia 22 de janeiro. A assembleia foi realizada nessa quinta-feira (15/01), no auditório da Cooperativa Agropecuária de Rio Bonito. As principais reivindicações são o pagamento dos funcionários (que ainda não receberam dezembro); o compromisso de que o pagamento será depositado até o quinto dia útil de cada mês; o pagamento do 13º Salário de 2014, entre outras reivindicações.

Cerca de 50 profissionais de enfermagem compareceram a assembleia. Reforçados por profissionais de outras categorias, eles decidiram que a greve permanece até que o HRDV atenda as seguintes reivindicações: carga horária com escala de trabalho no sistema 24x72; instituição do horário de almoço; reajuste salarial de 12%; pagamento do dissídio coletivo de 2014; pagamento dobrado pelos plantões feitos em feriados e fins de semana referentes aos últimos cinco anos; assinatura do acordo coletivo e o retorno imediato da enfermeira, Valéria Utrini, a coordenação de Enfermagem (chefia).

A assembleia 
O presidente do SINDTEA-RJ no comandando da assembleia que decidiu entrar em greve no próximo dia 22 de janeiro.
O presidente do SINDTEA-RJ, Paulo César Pinto, abriu a assembleia dizendo que “a direção do HRDV e até a sociedade riobonitense precisa entender que o Hospital é um empresa e não uma igreja”.
– Não tem ninguém aqui fazendo caridade, mas trabalhando em troca de remuneração. O Hospital é uma empresa como outra qualquer e os seus colaboradores trabalham como funcionários de qualquer empresa, com direitos, deveres responsabilidades e necessidades que são supridas com os seus salários – afirmou.

Ainda segundo o líder sindical, “os funcionários do HRDV não podem mais ficar reféns de jogos políticos e picuinhas entre Hospital e Prefeitura”. Aplausos, gritos e palavras de ordem embalaram as declarações do presidente do SINDTEA-RJ. Ele declarou que os funcionários do HRDV não são empregados da Dilma Rousseff, de Pezão ou da Prefeitura.
– Vocês trabalham para o HRDV e não para a Prefeitura de Rio Bonito. Não é possível que dia 15 de janeiro os funcionários dessa empresa ainda não tenham recebido os seus salários, porque existe um problema entre essas partes. A direção do Hospital que tenha habilidade para resolver as suas pendências – ponderou Paulo César. 
Categoria faz reivindicações e afirma que todas as possibilidades de dialogo já foram tentadas. 
Parte dos integrantes da assembleia lembrou que na greve que foi feita em 2014, muita gente não aderiu ao movimento e acabou atrapalhando. Alguns mais exaltados chegaram a destacar que “teve uns caras de pau que entrou escondida dentro da ambulância, escondida dentro de carro de passeio, mas na hora que as reivindicações foram atendidas, todos foram beneficiados”.

O presidente do SINDTEA-RJ disse que, segundo a lei, 30% da categoria precisam ficar trabalhando e que aqueles que não aderirem a greve podem ocupar esse percentual”.
– Trinta por cento dos funcionários irão assumir os plantões normalmente e podem ser esses que não irão querer aderir a greve. Mas nós iremos verificar cada veículo, cada ambulância que entrar no hospital, para que lá dentro nós tenhamos apenas 30% da categoria em atividade. Não adianta apelar, porque nós não iremos ceder – garantiu o líder sindical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário