terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Em jogo histórico, a Vip Tur conquista o Indústria e Comércio de Futsal 2014

Flávio Azevedo 
O "Carrossel Azul" da Vip Tur ficou com o título do Indústria e Comércio de Futsal. 
Uma final que certamente foi assistida pelos deuses do futebol. Um combate disputado por guerreiros determinados. Um jogo histórico. Uma partida com todos os ingredientes de uma grande decisão, que foi disputada pelas equipes de Futsal da Vip Tur e da Zaniboni Seguros. O confronto definiria quem seria o grande vencedor, na categoria masculina, do Campeonato Municipal de Futsal da Indústria e Comércio de 2014. Depois de uma semana de nervos a flor da pele, rivalidade em alta e provocações de ambas as partes, o Ginásio Antônio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube, assistiu uma das grandes partidas da sua história.

De um lado, defendendo o “Carrossel Azul”, a disposição de Lucas Pintas; a técnica de Ruan Nunes; o toque refinado e preciso de Renan Kleinsorgen; a juventude de Bernardo; a competente sorte do goleiro Tiago Moraes; e um time todo concentrado nas orientações do novato, mas experimentado treinador, Bruno Balbino (Zóio). Do outro lado, defendendo os “velhinhos da Zaniboni”, uma equipe experiente, rodada e recheada de talentos. O interminável, Welington Pequeno; o brigador, Everton; o talentoso, Murilo Oliveira; os experientes, Flavinho, Diego, Tatico, Renan e Paleta; o iluminado goleiro, Matheus Marchon; o habilidoso, Leandro; todos sob a batuta do também novato treinador, Fabiano Cardoso (Xeroca).

Nas arquibancadas, se acotovelavam as esposas, noivas, namoradas, pais, mães, primos, amigos e demais torcedores que esperavam o óbvio: um grande jogo. Depois de eliminar numa partida duríssima, a excelente equipe da MGU, a Vip Tur chegava à decisão sob a desconfiança de que o “Carrossel Azul” poderia estar emperrado. Já a experiente equipe da Zaniboni, chegava com a cancha de equipe boleira e trazendo no currículo, a eliminação do Boteco do Cruzeiro, uma das mais talentosas equipes da competição.

O craque Renan, escolhido craque da competição pela nossa reportagem iniciando uma das jogadas da Vip Tur.
Coube aos senhores André Luiz Carpitero e Jerônimo Almeida, a honra de arbitrar o confronto, que contou com a anotadora, Cláudia Batista. Bola rolando, a Vip Tur fez uma blitz sobre a Zaniboni e já foi abrindo o marcador. Em tarde inspiradíssima, Renan Kleinsorgem, o Dario Conca do Futsal de Rio Bonito, autor de três gols, pegou a bola e conversou com ela: “você vai entrar apenas no gol da Zaniboni”. Welington Pequeno e Renan Gomes não entenderam, marcaram para a Zaniboni, mas o goleiro Tiago Moraes, um paredão quase intransponível, mostrava que ele, a bola e a trave, haviam decidido que o resultado do confronto seria favorável ao “Carrossel Azul”. Azar do goleiro, Matheus Marchon, que não conseguia evitar os gols da equipe adversária.

Nas arquibancadas o clima já era de festa. A torcida da Vip Tur acompanhava o giro mortal do “Carrossel Azul”, diante de uma Zaniboni aguerrida, determinada, mas que perdeu peças importantes como Flavinho e Murilo. Na disputa por uma bola perdida, Lucas e Paleta se estranharam, mas quem acabou expulso foi Bernardo. Sem problemas, entrou Ari Quintanilha e ficou tudo certo. Guilherme Leite, Caio, Victor e Reginaldo, também fizeram parte do show. O jogo já caminhava para o fim, quando Renan Gomes foi expulso. O placar de 8x2 mostrava que não havia muito que fazer. Assim, Renan saiu fazendo gestos de descontentamento para o juiz, enquanto dava risadas para os colegas de banco. Os suplentes da Vip Tur disseram adjetivos impublicáveis para Renan, mas todos eles proferidos aos risos, numa mostra que fora das quatro linhas esses adversários são velhos companheiros.

Impressões 
O vice-campeão, Zaniboni Seguros fez uma bela apresentação e valorizou a vitória da Vip Tur.
Para Murilo Oliveira, jogador da Zaniboni Seguros, a Vip Tur demonstrou mais vontade de ganhar do que a sua equipe e mereceu vencer. “Eles vieram para ser campeões e conseguiram”. Já Welington Pequeno afirmou que “as justificativas para a derrota não podem ofuscar o brilho da Vip Tur, uma equipe que tem jogadores importantes do Futsal de Rio Bonito”. Pequeno agradeceu a oportunidade de continuar defendendo a Zaniboni Seguros, lamentou as contusões de Flavinho e Murilo; e enalteceu o desempenho do goleiro, Tiago Moraes. Ele comentou ainda, que o Esporte de Rio Bonito precisa de mais investimentos, “para que as drogas não tomem conta do nosso município, porque é melhor ver os jovens praticando esporte do que vê-los se drogando”.

O treinador da Zaniboni Seguros, Fabiano Xeroca, comentou que “todos os campeonatos são vencidos pelo melhor time e a Vip Tur foi melhor, venceu e parabéns para eles”. O treinador comentou que os desfalques fizeram falta, mas destacou que a equipe adversária jogou melhor. O jogador Tatico comentou que “ganha o jogo quem erra menos, eles erraram menos e foram vencedores”, disse.

Um dos melhores jogadores da competição, Lucas Pintas, o motor do “Carrossel Azul”, disse que “ser campeão é bom demais”; e lembrou que esse grupo vinha batendo na trave nas últimas edições do Indústria e Comércio, “até que chegou o nosso dia”. Ele lembrou que “o carrossel deu uma emperrada, mas teve tempo de acertar e ‘o carrossel voltou’”.
Momento de tensão e ânimos acirrados durante a partida, mas que não tiraram o brilho da partida.
A nossa reportagem também conversou com Ruan, um dos jogadores mais regulares do campeonato, que começou a entrevista fazendo a pergunta: “você me perguntou se a Vip Tur era um cavalo paraguaio, você já tem a resposta?”, questionou o jogador brincando com a nossa reportagem.
– É sempre bom ganhar, essa semana foi de muita expectativa, agora, é comemorar e descansar. Comecei na escolinha de José Arthur com seis anos de idade, já joguei profissionalmente, agora, só brinco – concluiu Ruan.

A “revelação do campeonato”, Ari Quintanilha, enalteceu a união do time da Vip Tur e acrescentou que “hoje, nós viemos para ser campeão”.
– Chegamos mordidos, porque perdemos para eles na fase de grupos, mas o placar de 8x2 não mostra a real história da partida, porque o jogo não foi tão fácil como parece. Conseguimos mostrar que é importante ter elenco, ter banco, porque esse foi um trunfo importante do nosso time – disse Quintanilha.

O goleiro Tiago Moraes comentou que o segredo para a vitória foi a concentração e o fato de conseguir fazer durante a partida, aquilo que foi combinado antes do jogo. Ele também explicou a estratégia de jogar o tempo em grande velocidade. “No jogo da MGU, nós demos uma relaxada e colocamos a nossa vitória em risco, dessa vez nós prestamos atenção, jogamos o tempo todo e a vitória aconteceu”.

Ao fazer o seu balanço sobre a partida, o treinador Bruno Zóio lembrou que “o carrossel emperrou, mas nós desemperramos e o carrossel voltou”. Ele acrescentou que as derrotas e os resultados negativos foram importantes para dar uma chacoalhada no time; e aproveitou para falar sobre os comentários maldosos de que “a Vip Tur foi favorecida”, porque o filho de José Arthur joga no time. “Isso nos incomoda muito e a resposta nós demos dentro de quadra, porque além do título, nós ganhamos todos os prêmios individuais da competição”.

Os artistas do espetáculo 
A campeã Vip Tur contou com Tiago, Lucas Pintas, Renan, Ruan e Bernardo. Lucas Marchon, Ian, Reginaldo, Guilherme Leite, Caio, Ari, Guilherme Duarte, Victor e Luciano. O treinador é Bruno Balbino (Zóio).


Já a Zaniboni formou com Matheus, Flávinho, Diego, Murilo e Paleta. Moisés, Welington Pequeno, Renan, Luiz, Everton, Jorge e Leandro. O técnico é Fabiano Cardoso (Xeroca), que atuou auxiliado por Marcos Zaniboni e Yago Zaniboni. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário