segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Esposa ou Amante? Qual você escolhe?

Certo dia um homem se aproxima de um sábio e pergunta se ele deveria ficar com a esposa ou com a amante. O sábio não respondeu nada. Saiu e rapidamente voltou trazendo consigo duas flores: uma rosa e um cacto. Ele mostrou as duas flores ao homem e perguntou: “Se eu lhe der uma dessas flores, qual delas você escolhe?”. O homem sorriu e respondeu que obviamente escolheria a rosa!

Mas para seu espanto ele ouviu uma reprovação do sábio, que fez a seguinte reflexão: “És imprudente”. E ele explicou: “Às vezes os homens são movidos por beleza externa e escolhem o que lhes parece mais belo. Essa bela rosa, apesar da sua beleza, logo morrerá. O cacto, porém, independentemente do clima e das intempéries, permanece. Ele até tem espinhos, mas um dia ele lhe dará a mais bela flor. Sua esposa conhece seus defeitos, suas fraquezas, seus erros e, certamente, as suas qualidades. Com ela você enfrenta os momentos ruins. A verdade é que na hora do aperto ela está ali... Firme... Companheira... Sempre te oferecendo uma palavra de ânimo... Um ombro amigo... Um aconchego. Já a sua amante quer o seu dinheiro... A sua felicidade... Ela é a companheira ideal para os momentos de vitória... Mas diante da primeira dificuldade, do primeiro vendaval... Ela não hesitará em te trocar por outro amante mais jovem, mais feliz, que tenha mais dinheiro e que ofereça novas aventuras e oportunidades”.

Terminada a reflexão o sábio perguntou: “E, agora, diga, meu bom homem, com quem você quer ficar?”.

Nessa oportunidade eu também pergunto a você: e, agora, com quem você quer ficar? Pois é... Eu não sei a sua resposta, mas penso que nós devemos valorizar as nossas esposas e não se importar com o seu lado externo, pois o que vale é o que ela é por dentro! Aliás, diz um adágio popular: “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”!

Vale lembrar que quando aquele homem, ainda confuso, deixava as instalações do sábio, um mensageiro veio correndo até ele e entregou um bilhete onde ele leu a seguinte mensagem: “abandone a amante, chame a sua esposa, converse com ela e tornem-se, em tudo, amantes, cumplices e companheiros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário