sábado, 5 de julho de 2014

PMDB lança vereador Marquinhos da Luanda Car como candidato a deputado federal

Flávio Azevedo 
Agora é oficial. O vereador Marcos Fernando da Fonseca, o Marquinhos da Luanda Car, disputará pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), nas eleições de cinco de outubro próximo, uma das vagas de deputado federal. O nome do vereador foi escolhido por lideranças estaduais do partido que apontam o parlamentar riobonitense como uma liderança que representa novos tempos, novas práticas e novos pensamentos.
– Meses atrás, o presidente estadual do PMDB, Jorge Picciani, havia conversado comigo sobre essa possibilidade, mas sinceramente, eu não levei fé! Ele falou da importância da renovação do quadro político do Estado do Rio de Janeiro, comentou a necessidade de se criar uma nova liderança na nossa Região e disse que todos os partidos estão assimilando a mensagem da população que está indo para as ruas cobrando transformações no cenário político do país – contou Luanda, para quem o presidente do PMDB teria dito que ele tem o perfil que o partido procura.

Na convenção do PMDB, realizada no último dia 26 de junho, o nome de Marquinhos Luanda estava entre centenas de outros que desejavam concorrer a uma das vagas do partido, que sempre elege um número grande candidatos ao Congresso Nacional. Feita a triagem dos interessados, o nome do riobonitense, que está no primeiro mandato de vereador, e é filho de família tradicional de Rio Bonito, acabou ficando entre os 21 nomes que o PMDB vai apresentar.

Em cidades de menor porte é comum algumas críticas serem direcionadas aos políticos que tentam concorrer a cargos eletivos de maior destaque. Sobre isso, o vereador comenta que ele não poderia deixar passar a oportunidade.
– Na política tudo é muito dinâmico. As coisas acontecem com muita rapidez. Eu tenho consciência que eu tenho muito ainda a aprender, estou no meu primeiro mandato de vereador, mas o presidente estadual do PMDB me deu muita força, me apresentou cenários futuros interessantes e eu não podia dizer dar uma resposta negativa para o meu partido – explica Luanda, que está otimista e passou os últimos dias cuidando da oficialização da candidatura.

Empresário bem sucedido do ramo de venda de veículos, Marquinhos da Luanda Car tem se destacado como um dos campeões de requerimentos e proposições do Parlamento Municipal. “A vida toda eu trabalhei com seriedade, comprometimento e eu trouxe esse perfil para a vida pública”. Ao descrever o seu perfil, ele acrescenta que concorda com as mobilizações populares recentes que buscam mudanças.
– Sobretudo as novas gerações, e eu sou pai de filhos adolescentes, demonstram grande ceticismo quanto o assunto é política. Eu sempre defendi a ideia de que a renovação é salutar, por isso eu decidi ingressar na vida pública. Sendo assim, eu não poderia recusar o convite do partido, sobretudo quando eles falam em reformulação e mudanças, que são bandeiras defendidas por mim há – disse o vereador, frisando ainda que as pessoas clamam por mudanças, mas quando um nome diferente aparece no cenário politico é olhado com desconfiança por essas pessoas.

Renovação política é bandeira de todos os partidos

O discurso de renovação de pessoas e ações que o PMDB apresenta para seduzir o riobonitense Marquinhos da Luanda Car a buscar um lugar no Congresso Nacional é um debate que deve pautar as próximas eleições brasileiras e todos os partidos estão antenados a essa questão, já que eleitores e candidatos não suportam mais as velhas práticas políticas. As mídias sociais e as manifestações populares tiraram os partidos da zona de conforto e caso a reformulação exigida não esteja presente, ao menos no discurso, os resultados podem ser catastróficos para os partidos.

Em recente entrevista a TV Justiça, o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, afirmou acreditar na renovação do Congresso Nacional nas eleições de 2014. Ele acrescenta, porém, que o eleitor precisa perceber que é ele mesmo que escolhe o político que vai representá-lo. O ministro destacou que “o local dos protestos por excelência é a urna eletrônica”. Ainda segundo Melo, “as manifestações que têm acontecido pelo Brasil são democráticas, mas o eleitor especialmente os jovens, devem votar de forma consciente para se alcançar um Brasil melhor”.

Outra liderança a falar sobre renovação foi o ex-presidente Lula, que em entrevistas que tem dado tem convocado o seu partido, o PT, a se organizar, renovar e fazer um discurso mais voltado aos interesses da juventude.

Bandeiras políticas como o “combate a corrupção”, a “valorização do trabalhador”, o “apoio a movimentos sociais e conselhos”, o “combate a exclusão”; bandeiras defendidas pelo PT antes do partido chegar à presidência da República e siglas partidárias de esquerda. Hoje, porém, esses temas estão na pauta de todos os partidos brasileiros e os seus efeitos já começaram a ser percebidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário