segunda-feira, 21 de julho de 2014

Aplicação de dinheiro público em prédio religioso pode tirar César Maia da corrida pelo senado

Flávio Azevedo 
O ex-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, César Maia.
Agora escuta essa! A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (PRE/RJ) impugnou o registro da candidatura ao senado do ex-prefeito do Rio e atual vereador César Maia (DEM). O entendimento é que ele cometeu improbidade administrativa. De acordo com a sentença, em seu último mandato como prefeito, César Maia usou dinheiro público para construir uma igreja em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. Com a condenação, ele perdeu os direitos políticos por cinco anos. A decisão é passível de recurso.

Nas últimas semanas, o assunto em debate foi a Marcha Para Jesus de Rio Bonito. A Prefeitura local estava prontinha para subvencionar o evento com R$ 60 mil. Pensando nesse e em outros fatores, eu escrevi um texto sobre o assunto, comentando, inclusive o artigo 19 da Constituição Federal (1988) que diz assim: “É VEDADO À UNIÃO, AOS ESTADOS, AO DISTRITO FEDERAL E AOS MUNICÍPIOS: - ESTABELECER CULTOS RELIGIOSOS OU IGREJAS, SUBVENCIONÁ-LOS, EMBARAÇAR-LHES O FUNCIONAMENTO OU MANTER COM ELES OU SEUS REPRESENTANTES RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA OU ALIANÇA, RESSALVADA, NA FORMA DA LEI, A COLABORAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO”.

Será que é tão difícil entender que eu não tenho nada contra as igrejas e denominações? Será que é tão difícil entender que eu estava dando uma orientação que já havia, inclusive, sido reiterada pela Procuradoria Geral do Município? Esqueceram que desde a gestão do prefeito anterior a Procuradoria tenta fazer o chefe do poder Executivo entender que esse tipo de ação é inconstitucional? Será que realmente é preciso gastar R$ 60 mil numa Marcha Para Jesus?

Durante o evento, que aconteceu no dia 21 de junho, alguém disse que “o sujeito que escreveu os textos criticando a subvenção para a “Marcha Para Jesus” não serve sequer para ser síndico de um prédio”. Acreditamos que essa afirmação tem como origem, a ideia que alguns têm de que o eu serei candidato a algum cargo eletivo nas eleições municipais de 2016 (essa expectativa se arrasta desde 2008). Se você pensa assim eu deixo um alerta: você está perdendo seu tempo!

Está perdendo tempo porque, realmente, eu não sirvo para ser síndico, sobretudo se o prédio em questão for a cidade de Rio Bonito, uma construção velha, que precisa trocar com urgência a instalação elétrica, hidráulica, o telhado, os rebocos, pisos etc. Eu acrescento que entre as reformas urgentes desse prédio chamado Rio Bonito, está uma atenção especial àquele setor que tem comercializado a devoção das pessoas e faz da fé alheia um mercado próspero e muito lucrativo.

É claro que tem muita gente bem intencionada por aí, mas esses “gente boa”, para não perder o título de “gente boa”, preferem não ingressar nas fileiras daqueles discordam da mercantilização que tem sido feita com o nome de Jesus. Pensemos nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário