quinta-feira, 5 de junho de 2014

V Semana Acadêmica do Polo Cederj é sucesso em Rio Bonito

Flávio Azevedo 
A ativista Berenice Piana palestrou sobre os avanços legais conquistados para os autistas.
Foram cinco dias de muita discussão e o assunto principal: “Cidadania”. Essa foi a V Semana Acadêmica do Polo Regional Cederj de Rio Bonito, realizado entre os dias seis e 10 de maio, para alunos, professores e convidados. “Cidadania no Brasil: Direitos e Deveres em Questão” foi o tema do evento. O Cederj funciona em prédio anexo ao Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça, na Mangueirinha. De terça a sexta-feira, o evento aconteceu às 18h. No último dia, sábado, o evento aconteceu durante todo dia com início às 8h.

Na abertura da Semana Acadêmica, o assunto em questão foi “Autismo, conquistando direitos”. A ativista e autora da lei 12.764, que institui a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com o transtorno do espectro autista, Berenice Piana, foi a preletora. Sobre o tema escolhido para todo o evento, o coordenador do Polo Cederj, Charlles da Fonseca Lucas, disse que o objetivo é abordar temas atuais, que falem de cidadania e traga para o debate os aspectos sociais que envolvem o assunto.

No dia 7 de maio, aniversário de Rio Bonito, apesar de ser feriado a programação continuou. “Falando de Ética” foi o assunto da noite. Coube ao professor Leonardo Saraiva Págio, da Universidade Federal Fluminense (UFF) abordar o tema. No dia seguinte (quinta/08), uma visita a escravidão, assunto do professor Gilciano Menezes Costa, também da UFF, com a palestra “A movimentação populacional escrava em Itaboraí no fim do século XVIII e no decorrer do XIX”. No dia 9 de maio, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi o personagem principal da noite durante a palestra “ECA – Mitos e Verdades”. A Conselheira Tutelar de Itaboraí, Patrícia Brum ficou encarregada do assunto.

Sábado cheio de atividades

O sábado foi marcado por uma vasta programação, que teve início às 8h e terminou às 17h. Entre as muitas atividades do dia esteve o lançamento dos livros, “Vida e Obra de Norbert Elias nos Planos Filosófico e Humanístico: automodelagem, nacionalidade e formação intelectual”; e “Segurança Pública – Onde está a Polícia que Nós Queremos?”. Ambas as obras são assinadas pelo professor Charlles da Fonseca Lucas, coordenador do Polo Cederj de Rio Bonito.

A programação continuou com a professora Soraia Escovedo, que tratou do tema “O Mediador em Sala de Aula e a Aprendizagem: O que fazer?”. “Dinamizando Aulas e Apresentações com Audacity-editor de áudio e software livre” foi o tema do professor Paulo César Rodrigues. A professora da Unirio/Cederj, Joziane Oliveira trouxe um tema que teve os surdos como personagem principal com a palestra “Libras na Educação Infantil”. Tamém foi contemplada a cegueira. A palestra ficou a cargo do professor Vitor Uchôa, da UFF/Cederj, que discorreu sobre “O Deficiente Visual na EAD”. Já a professora Waldinéia Teles Pereira, da UFF, palestrou sobre “Relações Étnico Raciais, desde a Educação Infantil”.

No início da tarde, o tema “Aplicações Web: interligando dois mundos”, foi o assunto do professor Willian Teixeira, que também apresentou o Sistema da Biblioteca Online do Polo Regional Cederj de Rio Bonito. Em seguida, a professora Daiane Magalhães, da Unirio abordou o tema “Pedagogo: onde este profissional atua?”; e a professora Luisa Passos também da Unirio palestrou sobre “Classes Hospitalares e sua relevância para a Educação em Itaboraí”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário