terça-feira, 3 de junho de 2014

Rio Bonito, uma terra de fé e devoção

Flávio Azevedo 
“A alegria está no coração, de quem já conhece a Jesus; a verdadeira paz só tem aquele, que já conhece a Jesus...”, essa é parte de uma das canções que se ouve no “Monte”, o local mais visitado e recomendado pelos religiosos de Rio Bonito e região. Mas o que é o “Monte?”. Um elevado, localizado nas terras da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, na localidade da Colina da Primavera. O local recebe, mensalmente, uma programação especial que é sempre preparada por membros da Igreja Matriz.
– Surge em 2012, a ideia de vir para esse lugar e utilizá-lo como refúgio, fonte de bênçãos e um ponto onde nós pudéssemos buscar a unção do Espírito Santo. De lá para cá o número de bênçãos derramadas sobre aqueles que vêm aqui tem aumentado tanto que mais e mais pessoas estão recorrendo ao “Monte” em busca de maior comunhão com o Pai – diz o padre Eduardo Braga, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

A programação do último dia 23 de maio foi transmitida pela Rádio Catedral e contou com a presença de mais de 500 pessoas. Uma cruz iluminada orienta a subida daqueles que recorrem ao local. Ao centro, além do cruzeiro, um altar improvisado e o padre Dudu, como o pároco é carinhosamente chamado pelos fiéis. Ele invoca a presença do Espírito Santo e convida os presentes a renovar os seus sacramentos.
– Esse é o maior centro ecumênico de Rio Bonito, já que nós recebemos, aqui, além dos nossos irmãos católicos, pessoas que professam outras religiões. Outro dia estivemos aqui com um pastor da Igreja Assembleia de Deus e foi maravilhoso – disse o padre, que para a nossa reportagem, destacou que “nessas noites nós oramos pelo município, pelo Estado do Rio de Janeiro e pelo Brasil”.

Os fieis

Depois da adoração na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, as pessoas se dirigem a uma área anexa a igreja para se alimentar. Caldos e lanches são servidos. Fieis de outras igrejas e demais visitantes vão chegando. Eles param no local para se alimentar, beber alguma coisa e continuar a subida até o “Monte”. Depois de abastecer o corpo físico, um a um, as pessoas vão subindo. O objetivo, agora, é recuperar as energias do corpo espiritual. A caminhada é leve. O caminho, da igreja até o cruzeiro, é pavimentado em cimento e iluminado. Os louvores se estendem até às 2h, 3h ou 4h da manhã. “Depende da inspiração do padre”, comenta Ronaldo Matos, um dos organizadores do evento.

Entre os fieis está a prefeita Solange Almeida, que naquele momento é mais uma pessoa em busca de bênçãos. No “Monte” não existe cor de pele, posição social, poderio financeiro. “Todos nós recorremos a este lugar para buscar o favor de Deus, porque só Ele é a fonte do que nós temos, do que nós somos e os milagres e dádivas que já vimos surgir da nossa vigília são muitos”, pondera um evangélico que está entre os frequentadores do local, mas pede para ter a sua identidade preservada.

Lágrimas, emoções afloradas, louvores, entrega, renovação de votos com Deus é o que se vê entre os presentes. De braços erguidos ou com os corpos curvados em sinal de reverência, os fieis são regidos pelo padre Eduardo Braga. No violão, o músico puxa a canção “Espírito, Espírito, que desce como fogo; em som de pentecostes e enche-me de novo...”. A unção é nítida sobre todos, principalmente entre os celebrantes do culto. “Esse local é aberto a todos, não importa de onde você veio ou que fé você professa, basta que você chegue com o coração aberto e querendo a unção do Espírito Santo”, diz o padre Eduardo enquanto um coral de vozes canta sob a regência de quem ministra os cânticos.

Organização 
Parte da "Equipe do Monte" na reunião do dia 23 de maio.
Seis casais são responsáveis pela arrumação do Monte. Membros da Igreja Matriz, eles afirmam que “essa é uma responsabilidade maravilhosa”. Chamados de “a Equipe do Monte”, eles são responsáveis pela alimentação que é servida, gratuitamente, aos visitantes; pela limpeza e organização do local; e toda infraestrutura do espaço. Para a nossa reportagem, Fabrine Sally, uma das integrantes da “Equipe do Monte”, revelou que o próximo será no Dia dos Namorados.
– Acredito que nós teremos uma programação voltada para esse tema e não estamos preocupados com o jogo da Seleção Brasileira ou com a troca do Dia dos Namorados para o dia 11. O que eu sei é que no dia 12 de junho nós estaremos aqui e todos estão convidados para participar de mais esse evento de engrandecimento espiritual para todos nós – destacou Fabrine.

Ela aproveitou a oportunidade para fazer dois convites. O primeiro, para um almoço beneficente que acontecerá na Igreja de Santo Antônio, em Lavras. Depois, para o dia 13 de junho, quando será celebrado o Dia de Santo Antônio, que contará com uma programação que se iniciará às 18h30min com a tradicional procissão, que percorrerá as ruas da localidade de Lavras, e terminará com uma animada festa junina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário