terça-feira, 3 de junho de 2014

Meio Ambiente, economia e sustentabilidade são assuntos no aniversário de 5 anos da FACERB

Flávio Azevedo 
 O professor Cid Alledi trouxe noções sobre como deve ser o convívio dentro de uma empresa. 
Para celebrar os cinco anos de funcionamento da Faculdade Cenecista de Rio Bonito (FACERB), a unidade promoveu três dias de palestras sobre temas que estão na agenda do planeta. Meio Ambiente, Economia e Sustentabilidade, foram os principais assuntos dos palestrantes. Sorteio de brindes e atividades extracurriculares também foram atrações da programação. De terça a quinta-feira (27 a 30/05), nomes importantes do meio acadêmico se destacaram com os seus assuntos.
– A humanidade ter condições de satisfazer o presente sem prejudicar a satisfação das gerações futuras é o conceito de sustentabilidade, que, hoje, está sob um tripé voltado para o social, o ambiental o financeiro, porque o planeta precisa ser um lugar justo, viável e vivível. Não posso ter trabalhadores infantis, não posso fazer bullying com o meu funcionário, entre outras coisas que envolvem o respeito ao ser humano – disse o professor Cid Alledi Filho, na palestra do dia 30 de maio.

Membro do Grupo de Trabalho ABNT/ISO de Responsabilidade Social – NBR 16001 e ISO 26001, o professor Cid Alledi trouxe noções importantes sobre como deve ser o convívio dentro de uma empresa e apresentou qual deve ser o pensamento do administrador de empresas do século 21.
– Muito cuidado com o assédio moral. Na Bahia, a brincadeira de um superintendente com um gerente gay gerou um processo e uma indenização de R$ 1 milhão. Os tempos são outros. Houve tempo que o símbolo do desenvolvimento era uma chaminé. Não é mais assim. Na década de 70, o Brasil convidava: “empresas, venham poluir aqui!”. O que aconteceria se alguém, hoje, falasse isso? – pondera o professor, destacando que o conceito de empresa muda. “Há 200 anos as empresas e corporações eram pensadas de uma maneira. Hoje, esse conceito é outro. Em 50, 100 ou 200 anos, esse conceito já será outro”.

Para o professor Cid, um dos grandes erros das corporações é usar a imagem de uma plantinha quando se fala de natureza. “Ao abordar o tema natureza, nós devemos pensar no gênero humano, usar a imagem de uma pessoa, porque o homem faz parte da natureza”. O professor citou o exemplo da Souza Cruz, uma das empresas mais organizadas e bem estruturadas do país, “mas que produz cigarros, algo que mata”. Ele acrescenta que a empresa que se mantem no patamar de grande, “mas a cada ano ela perde executivos e colaboradores por conta da sua atividade”.

Prestigio ao NIC 
Equipe do NIC da FACERB.
Na quarta-feira (28/05), o evento abriu espaço para os professores do Núcleo de Iniciação Científica (NIC). As professores Mônica de Farias e Edna Martha Marinho falaram sobre “as políticas públicas na Educação e o papel do gestor no processo de organização e execução das ações educacionais”. Já a professora Fabiana Leite abordou “o setor empresarial de Rio Bonito frente ao processo decisório: fatores influentes em iniciativas de investimento”. Fechou a programação da noite, a professora Lígia do Carmo Martins, com a palestra “gestão de pessoas em microempresas: uma análise das microempresas do município de Rio Bonito sob o enfoque da sustentabilidade”.

Terça-feira dedicada ao Meio Ambiente 
O professor César Gomes de Sá palestrando durante o evento.
O presidente da 35ª Subseção da OAB, César Gomes de Sá; e o professor, Alan Amorin; foram os palestrantes do IV Fórum de Meio Ambiente promovido pelos alunos da Faculdade Cenecista de Rio Bonito (Facerb). O advogado César de Sá apresentou um panorama local, indicando as responsabilidades do poder público e do cidadão; mostrando as ações que devem se tomadas pela Prefeitura Municipal; e apontando a importância dos cidadãos se apropriarem dos Conselhos Municipais.


Já o professor de Geografia, Alan Amorim, apresentou um panorama mundial sobre o tema. Ele abordou os fóruns internacionais que tem acontecido com foco nas questões ambientais; comentou os protocolos e acordos que surgem desses eventos; e discorreu sobre como se comportam os países desenvolvidos e subdesenvolvidos quando o assunto é meio ambiente, entre outros pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário