quinta-feira, 26 de junho de 2014

Fifa aplica maior gancho da história em “pitbull” uruguaio que deve sofrer de “dacnomania”

Flávio Azevedo 
O atacante Luis Suáres apresenta sintomas clássicos de "dacnomania"
O jogador de futebol Luis Suáres é o atleta dos recordes. Depois de se recuperar de uma cirurgia no joelho em menos de um mês, decidir duas partidas para o Uruguai na Copa do Mundo, ele morde o jogador Chiellini, da Itália; e ganha uma suspensão de nove jogos. Além disso, ele está banido por quatro meses de qualquer atividade ligada ao futebol. É o maior gancho da história da competição. A decisão cabe recurso, mas segundo o artigo 124 do Código Disciplinar da Fifa, o efeito suspensivo só é aplicável ao pagamento da multa, estipulada em 100 mil francos suíços, cerca de R$ 250.000.

Essa não é a primeira vez que o jogador morde um colega de profissão, o que também é um recorde. Quando ainda jogava pelo Ajax, da Holanda, o uruguaio mordeu o atacante Bakkal, do PSV (2010). O uruguaio repetiu o ato, em 2013, jogando pelo Liverpool. A vítima foi o zagueiro sérvio Ivanovic, do Chelsea. Por ser reincidente, pegou dez jogos de suspensão. As mordidas anteriores foram levadas em consideração para a aplicação da pena.

Independentemente das teorias da conspiração que acompanham a punição determinada pelo Comitê Disciplinar da Fifa ao atleta uruguaio, duas perguntas devem ficar no ar: “ninguém percebe que esse talentoso rapaz, que pela terceira vez ataca um colega de profissão com uma mordida, precisa de tratamento psiquiátrico?”. A outra pergunta: “não deveria a Fifa ter uma preocupação social com esse atleta e condicionar a sua volta ao futebol, a comprovação de que ele está em tratamento?”.

Recuperar o psicológico desse atleta, um dos melhores do futebol sul-americano e mundial, deveria ser a grande preocupação da Fifa, da Federação de Futebol do Uruguai e de todos que apreciam o bom futebol e o talento dos melhores praticantes de desse esporte. Rivalidades a parte, o atleta é um ser humano que nitidamente sofre de um problema psicológico grave, sério e que deveria ser conduzido a um tratamento.

A doença

A “Neuropsiquiatria” apresenta aos que estudam essa disciplina, uma manifestação chamada “DACNOMANIA”, a obsessão impulsiva que leva o indivíduo morder eles mesmos ou pessoas e coisas que estejam ao seu redor. Para quem não sabe, os psicopatas manifestam atitudes bizarras diferentes. Os casos letais são os mais explorados pela mídia, porque o medo e o pânico que essas informações provocam geram repercussão e lucro as empresas de mídia.


A reincidência dos ataques do jogador Luis Suáres aos colegas de profissão deixa claro que ele tem sim uma alteração psíquica. Muito provavelmente o start da síndrome seja os momentos de tensão e de adrenalina à flor da pele, como acontece com outras doenças psiquiátricas, por exemplo, a epilepsia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário