sábado, 14 de junho de 2014

A hora da Holanda está chegando

Flávio Azevedo 
Na Bahia de Todos os Santos, o atacante Van Persie fez o primeiro gol da Holanda contra a Espanha, no que foi até agora um dos mais belos gols da competição.
Analisando as seleções de futebol, eu fico me perguntando, porque a Holanda ainda não tem um título mundial. Parece que os deuses do futebol não tem muita simpatia por esse país que conta com nomes importantes desse esporte em todos os tempos e contou ao longo da história com grandes seleções.

No ano que eu nasci, 1974, a “Laranja Mecânica” ou “Carrossel Holandês”, liderada pelo esplendoroso Johan Cruijff, encantou o mundo, eliminou o Brasil, mas não ficou com o título. O burocrático e chato time da Alemanha ficou com o título mundial.

Nos anos 90, a Holanda contava com astros do porte do trio, Gullit Van Basten e Rijkaard. E como jogavam! Mas também não chegaram. A geração seguinte contava com o talento de Seedorf, Edgar Davids, Patrick Kluivert e Dennis Bergkamp. Perderam para o Brasil de Romário e Dunga em 1994 e em 1998. Agora, a Holanda tem outra boa seleção e os astros Robin e Van Persie. Em 2010, eles também eliminaram o Brasil, mas sucumbiram ao “tic tac” espanhol.

Não fosse a Copa em nosso país, eu torceria para que a Justiça fosse feita e a Holanda conseguisse, finalmente, ser campeã mundial de futebol. Mas como a Copa é no Brasil, eu irei adiar a minha torcida por eles para 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário