sexta-feira, 16 de maio de 2014

Rio Bonito contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Flávio Azevedo

O pula-pula foi um dos atrativos para as crianças na Praça Fonseca Portela.
O abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes esteve na pauta da Prefeitura de Rio Bonito nessa sexta-feira (16/05), quando uma equipe da Secretaria de Promoção Social promoveu uma ação de conscientização sobre o assunto na Praça Fonseca Portela, no Centro da cidade. Além de muita literatura sobre o assunto, também foram oferecidos alguns brinquedos para as crianças. De acordo com a secretária de Promoção Social, Rosemary Cerqueira, como o dia 18 é um domingo, a ação foi antecipada para essa sexta-feira para atingir um número maior de pessoas.
– O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado no dia 18 de maio, mas como essa data cai num domingo, quando poucas pessoas estão no Centro da cidade, nós antecipamos a nossa ação para a sexta-feira que antecede o dia, quando muito mais pessoas serão atingidas pela nossa campanha – explicou a secretaria.

A campanha tem como símbolo uma flor e a frase: “Faça Bonito! Proteja nossas Crianças e Adolescentes!”, numa referência ao cuidado que se deve ter com os indivíduos que estão em formação, que são frágeis como uma flor e por isso devem ser cercados de proteção. O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 2009 e se tornou o símbolo da causa a partir de 2010.

A campanha busca conscientizar o governo e a sociedade em todos os seus setores sobre o tema. O objetivo das ações de conscientização é convidar todos os atores da sociedade brasileira a refletir sobre a questão do abuso e da exploração sexual de crianças adolescentes e perceber qual a sua responsabilidade nesse processo.

Referência histórica 
Uma técnica da Secretaria Municipal de Promoção Social entrega uma cartilha de orientação sobre o tema à estudantes.
No dia 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, a menina Araceli Cabreira Sanches, de apenas 08 anos, foi sequestrada, espancada, estuprada e cruelmente assassinada. A vítima foi encontrada depois de seis dias carbonizado. Os seus agressores, jovens que eram membros de tradicional família da classe média alta capixaba, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há cerca de 40 anos, mas, segundo especialistas, se repetem com frequência.
  
Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter relações sexuais com uma pessoa com inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Denúncias


No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público. Desse número, 80% das vítimas são do sexo feminino.
Parte da equipe da Secretaria de Promoção Social que esteve na atividade promovida, nessa sexta-feira (16/05), na Praça Fonseca Portela.
Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário