sexta-feira, 16 de maio de 2014

Pronatec forma segunda turma de Auxiliar de Pessoal em Rio Bonito

Flávio Azevedo 
Formandos do curso de Auxiliar de Pessoal nessa sexta-feira (16/05).
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria Municipal de Promoção Social (SEMPS), formou mais uma turma de Auxiliar de Pessoal. De acordo com a coordenadora do Pronatec, Thiana Reis, 32 alunos foram diplomados. A solenidade aconteceu na noite dessa sexta-feira (16/05), no Colégio Municipal Maurício Kopke, no Centro, onde o curso foi ministrado.

O curso é direcionado a pessoas que estão inseridas em programas sociais como Bolsa Família. Segundo a secretária de Promoção Social, Rosemary Cerqueira, “o objetivo é atrelar os beneficiários dos programas sociais a esses cursos para que eles sejam capacitados profissionalmente e se desvinculem desses benefícios”. Ainda segundo a secretária, a equipe da SEMPS faz uma parceria com o setor de Trabalho da Prefeitura, para que as pessoas sejam absorvidas pelo mercado com rapidez.

Encerrada a diplomação dos formandos, a instrutora Thayani Ferreira, comentou que todos os alunos estavam de parabéns e lamentou aquele que apesar do bom desempenho em sala de aula não conseguiu aprovação por ter um percentual de falta muito grande. “Vocês todos eu levarei no meu coração e tenham certeza que todos merecem ser aplaudidos”.

O técnico de formação profissionalizante do Sest/Senat, Antonio Assad, elogiou o desempenho da turma, destacou a importância da capacitação das pessoas que estão fazendo os cursos oferecidos pelo Sest/Senat. “Enquanto, em Rio Bonito, foram duas turmas de Auxiliar de Pessoal, em São Gonçalo, nós temos 15 turmas”, disse Assad, para mostrar a importância de as pessoas buscarem qualificação profissional.

A secretária Rosemary Cerqueira descreveu particularidades das turmas, como a diferença de faixa etária entre os alunos, peculiaridade que geralmente gera choque dentro do grupo, “mas não evidenciamos nada disse nessas turmas”. Ela também chamou atenção para o fato de que em uma das turmas havia mãe e filho estudando juntos e discorreu sobre a importância dos cursos para o município. “Esperamos manter a pareceria com o Sistema S (Sest/Senat), porque ela tem sido muito positiva para os nossos munícipes”.

Outros cursos 
Alunos recebem os diplomas durante a solenidade de formatura.
Também está sendo ministrado em Rio Bonito, através de parcerias entre o município e programas de qualificação, o curso de Mecânico de Moto. De acordo com a coordenação do Pronatec, esse curso será concluído no fim do mês de julho. A coordenadora, Thiana Reis destacou que está acontecendo uma pré-inscrição para o curso de Soldador, que será oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ainda sem data para iniciar.

Os interessados deverão se dirigir ao antigo Fórum, no Centro de Rio Bonito, onde funciona a SEMPS e buscar o setor de Pronatec, que funciona no primeiro piso do prédio. O candidato a fazer o cursos deve estar munido de xerox do CPF, RG, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade (é preciso ter o ensino fundamental completo), 02 fotos 3x4 e o Número de Inscrição Social (NIS).to se fala da importância da qualificação profissional em Rio Bonito e essa preocupação deve realmente existir. Para quem não sabe, a Secretaria Municipal de Promoção Social (SEMPS) tem oferecido, através do Pronatec, vários cursos em Rio Bonito. Informações na sede da SEMPS, no antigo Fórum, no Centro da cidade.

O Sest/Senat São Gonçalo que atende Rio Bonito é coordenado por Adriana Portela e dirigido por Luiz Alberto Henriques do Amaral.

Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário