quinta-feira, 29 de maio de 2014

Estrada para a Cidadania oferece Oficina em Braille

As concessionárias CCR ViaLagos e CCR Ponte, em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios atendidos pelas duas rodovias, promoveram nessa quarta-feira (28/05) o  Encontro Pedagógico em Braille do Programa Estrada Para a Cidadania, para aplicação do conteúdo Educação no Trânsito e Meio Ambiente nas salas de aula.

Cerca de 60 professores da rede municipal de nove cidades fluminenses participaram do curso, que orientou os profissionais cegos ou que lidam diretamente com alunos com deficiência. Ministrada pela professora Vilma Gomes Sampaio, pós-graduada em deficiência visual pela UNIRio e coordenadora do Centro de Transcrição à Braille do Instituto Helena Antipoff, o treinamento foi voltado a sensibilização, linguagem e relacionamento com pessoas cegas.

Os educadores receberam orientações sobre o conteúdo pedagógico do  Estrada para a Cidadania – que adiciona à grade de turmas do 4º ano e 5º ano do ensino fundamental as disciplinas Educação para o Trânsito e Educação Ambiental. Aos educadores também oram oferecidas sugestões de atividades em sala de aula e extracurriculares. O objetivo é que adquiram condições para um desenvolvimento pleno dos alunos, visando à inclusão social dessas crianças.

Este ano, o Estrada Para a Cidadania atende 1.150 professores e 38 mil alunos de escolas municipais de Rio Bonito, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Niterói, São Gonçalo e 1ª CRE-RJ. A CCR oferece os livros de alunos e professores, as oficinas pedagógicas e promove ações de cidadaniacom os estudantes. Todo material didático também é produzido em Braille. Com esta importante parceria com as secretarias de educação, o Programa contribui para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes no futuro.

Premiado em 2010 como o melhor programa de Responsabilidade Social pela IBTTA (International Bridge, Tunnel and Turnpike Association) – a mais importante associação internacional que reúne concessionárias de rodovias, Estrada para a Cidadania é o principal programa de responsabilidade corporativa do Grupo CCR.

A Oficina em Braille acontece, das 14h às 17h, na sede da CCR ViaLagos, em Rio Bonito (Rodovia RJ-124, km 22, junto à praça de pedágio).

Fonte: Ascom/ViaLagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário