quinta-feira, 24 de abril de 2014

População leva puxão de orelhas no Conselho Comunitário de Segurança

Victor Hugo Ximenes 
Observado pelos demais integrantes da Mesa Diretora do CCS, o delegado (à direita) faz ponderações sobre a violência em Rio Bonito.
A população de Rio Bonito tem reclamado bastante nas ruas e nas redes sociais do aumento da violência na cidade. Poucos, porém, se interessam em saber a real situação em que o município se encontra; quem são as lideranças que comandam a Polícia Militar e a Polícia Civil; e quais são as medidas que estão sendo tomadas para reduzir a criminalidade.

A reunião do último Conselho Comunitário de Segurança (CCS), ocorrida na sede da 35ª Subseção da OAB, no dia 8 de abril, foi um desses dias que valeu a pena comparecer. Estiveram presentes, todas as lideranças que comandam a segurança pública na cidade. O Tenente Anderson Sodré, da Polícia Militar; Alédio Espíndola, diretor do Departamento Municipal de Trânsito; Alex Santos, diretor da Guarda Municipal; e o delegado titular da 199ª DP, Carlos Eduardo Almeida. Este último, aliás, chamou atenção dos presentes com seu jeito franco e direto de falar.

De acordo com o delegado, operações em conjunto das Polícias Civil e Militar continuarão sendo realizadas com o intuito de apreender armas, drogas e veículos irregulares. Muitas prisões estão acontecendo. Estamos trabalhando intensamente e estou praticamente morando em Rio Bonito. As dificuldades me impulsionam e não vou deixar que limitações e críticas atrapalhem meu trabalho. Tem traficante aqui vendendo sacolé de quatrocentos, quinhentos reais”.  Ele acrescenta que “em relação ao roubo de veículos, 36% dos carros recuperados são encontrados em São Gonçalo e as operações vão continuar sem dia e horário marcado no intuito de coibir esses roubos”.

Boatos atrapalham

Tanto o delegado Almeida quanto o Tenente Sodré foram unânimes ao criticar os boatos que atrapalham o trabalho das forças de segurança, dentre eles o de que há traficantes armados na cidade. Eles foram duros ao criticar a população nesse aspecto.
– A própria população está se autodestruindo, repassando boatos que levam ao pânico. Isso só traz terror. Vamos juntos construir uma coisa muito sólida. Já rodei todos os cantos da cidade e não vi uma arma – disse Almeida. Para o tenente Sodré cria-se boatos que não são nem de longe o que está acontecendo. Vivemos uma onda de pânico que não é real”.

O delegado falou ainda a respeito das prisões que sua equipe tem feito. Todo o esforço que fazemos está resultando em prisões. Desafio qualquer um a fazer uma denúncia que não seja apurada e investigada. Quero vender a expectativa de que esse município vai melhorar, mas tem que haver empenho da população. Não existe condições de haver toque de recolher em alguns lugares. É mentira! Os senhores estão comprando uma ideia falsa, por exemplo, a de que estão vendendo drogas nas escolas. Não existe lugar onde não se possa entrar e Rio Bonito não tem traficante que coloque em risco a segurança da população.   Desafio quem vai ficar na minha frente se dizendo dono de algum lugar. O delegado finalizou convidando toda a população a ser aliada da polícia, levando à delegacia o que for procedente e verdadeiro.

Quebra Molas

Sobre os quebra molas que foram instalados na cidade, e que segundo alguns, são excessivamente grandes, Espíndola afirmou que os mesmos se encontram dentro dos parâmetros estipulados por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran); destacou que os equipamentos são do tipo dois (3,70m de largura por 10 cm de altura) e lembrou que o tamanho se fez necessário porque os menores não impedem o excesso de velocidade dos veículos. Ele revelou que “em breve uma campanha educativa voltada para os motoristas será realizada no município”.

A próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança está marcada para o dia 13 de maio, às 19 horas, na sede da OAB, na rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, em frente ao prédio do antigo Fórum.

Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário