segunda-feira, 7 de abril de 2014

Meio Ambiente promove seminário para celebrar Dia Mundial da Água

Denilson Santos 
A água é o grande ativo do município de Rio Bonito, mas poucos percebem essa realidade.
Um seminário, realizado no último dia 27 de março, das 8h às 12 horas, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RB), marcou as comemorações do Dia Mundial da Água em Rio Bonito. O evento, que contou com a participação da prefeita Solange Almeida, de secretários municipais, membros da Agenda 21 local, chefe da CEDAE, Miguel Rinaldi, entre outros, foi organizado pela secretaria de Meio Ambiente. Um dos objetivos do seminário é fazer um amplo debate sobre o consumo sustentável da água e procurar soluções conjuntas para preservação dos rios que abastecem o município.

A prefeita Solange Almeida falou da necessidade de se fazer o uso consciente da água, que deve ser uma contribuição diária dos moradores para que esse bem natural não falte no futuro.
– Temos que conscientizar a população a respeito da conservação da água que é fonte de vida. Esse trabalho deve ser intensificado porque as pessoas tem o hábito de jogar lixo em qualquer lugar, sem se preocupar com o meio ambiente. Por isso, tudo que for debatido aqui deve ser amplamente divulgada na mídia, nas mídias sociais e, dessa forma, compartilhar essas informações com a população. A informação é uma arma importante nesse processo de conscientização – garante a prefeita.

O presidente da OAB-RB, César Gomes de Sá, fez uma palestra sobre a Expansão Urbana e o Saneamento Básico em Rio Bonito. Para ele, esse tema é tão importante que propôs a criação do Conselho das Cidades, como fórum permanente de debates e solução para os problemas decorrentes do uso consciente da água. “Essa questão é tão importante para o desenvolvimento da cidade, que a OAB de Rio Bonito mantém 17 comissões temáticas, entre elas a de Meio Ambiente”, explica o advogado.

Dia Mundial da Água

Outro palestrante foi o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Faculdade Souza Marques, Delmo Santiago Vaitsman. Doutor em química, ele falou da importância do Dia Mundial da Água, que foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
– Como sabemos, grande parte das fontes de água  (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema – explica o professor.

Segundo Delmo Santiago, esse momento de reflexão não deve se limitar apenas a um único dia. A população das cidades devem tomar atitudes no dia a dia que colaborem para a preservação e economia nos outros 364 dias do ano. Ele também deu várias sugestões importantes para se fazer o uso consciente da água e preservar o meio ambiente.

Ele deu algumas dicas para a pessoa incorporar ao seu dia a dia, de como fazer uso consciente da água de como preservar o meu ambiente: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

No final do evento, o secretário de Meio Ambiente, Murilo Romero de Oliveira  agradeceu o empenho da sua equipe e também de todos os empresários da cidade que prestigiaram o evento.

– O nosso objetivo é realizar eventos que possam estimular a participação popular nesse debate que não pode ficar restrito a Secretaria de Meio Ambiente, porque é um assunto que interessa toda sociedade. Aproveito a ocasião para convidar o cidadão riobonitense a frequentar as reuniões do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), que acontece toda última segunda-feira do mês, por ser outro importante fórum de debate sobre Meio Ambiente e os temas que envolvem esse setor – afirma o secretário.

Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário