terça-feira, 1 de abril de 2014

"A mulher provoca o estupro"

Flávio Azevedo 
Quer dizer que se a pessoa está com pouca roupa ela pode ser violada em suas intimidades? Mas isso se o indivíduo atacado for mulher. Como assim? Bem gente, essa aberração é revelada por uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Outro absurdo percebido na tal pesquisa: “a mulher é culpada por ser vítima de estupro, porque ela provoca a situação”.

O que mais me assusta, porém, é que 65% dos pesquisados foram mulheres. Não é curioso? O que as pessoas têm na cabeça? Os problemas do nosso país são atribuídos a “falta de Educação”. Mas será que a nossa acariciada selvageria, nossa paixão pela violência e nossa tradicional avidez pelo alheio... É fruto somente da nossa histórica falta de Educação? Está aí um assunto que vale um profundo debate!

Diante desse cenário, vale destacar a tese do sociólogo Émile Durkheim, para quem existem dois tipos de socialização ou Educação: a primária, que acontece na família; e a secundária, que ocorre nos demais núcleos sociais que o indivíduo estará inserido (vizinhança, escola, trabalho etc.). Para Durkheim, “a socialização primária é a base da socialização secundária, logo, o sujeito que não for bem socializado no setor primário (em casa) terá dificuldades para se socializar nos núcleos secundários”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário